Notícias

Últimas Notícias

Associtrus prestigia as comemorações aos 118 anos do IAC.

29 de junho | 2005

O presidente da Associtrus, Flávio Viegas, prestigiou segunda-feira (27) a abertura da programação dos 118 anos do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) que, pela primeira vez, para comemorar os resultados alcançados no último ano, promove a Exposição de Tecnologias. A instituição lançou uma nova variedade de girassol, exclusiva para a produção de óleo, quatro novas variedades de arroz, duas do tipo especial e duas de arroz tradicional, além de quatro de feijão. Ainda no último ano, o IAC lançou quatro novas variedades de cana-de-açúcar que inovam o Programa Cana IAC por terem vocação regional e manteve a coordenação do Genoma Citros, mapeamento genético que se constitui no maior banco de informações sobre citros do mundo, concluído em agosto de 2004.

Na área de citros, o IAC se destacou pela descoberta da ocorrência de uma nova anomalia, o Greening, que ataca as folhas, os ramos e os frutos dos citros. “O IAC é um importantíssimo centro de pesquisa mundial, por isso não poderíamos faltar às comemorações de seus 118 anos de trabalho, sempre voltado para solucionar os problemas e melhorar a agricultura no todo. O secretário da Agricultura, Duarte Nogueira, e o deputado federal Antônio Carlos Mendes Thame estiveram no evento e, durante seus pronunciamentos, fizeram referências ao trabalho da Associtrus, ou seja, à nossa participação em eventos de referência nacional e que só vem fortalecer o trabalho realizado pela Associação em prol do citricultor”, frisa Flávio Viegas.

As comemorações aos 118 anos do IAC têm seqüência hoje (29), com palestras sobre produção artesanal de vinho, agricultura familiar e cultivo de café. Amanhã (30), serão abordados temas sobre atitudes preservacionistas, as ações do IAC nesse sentido e como a pesquisa realizada chega às pessoas. E, no dia 1º de julho, haverá palestras sobre seqüestro de carbono, sustentabilidade e transgenia.