Notícias
Últimas Notícias
Associtrus promove palestras sobre técnicas de campo.
13 de março | 2008
Com o objetivo de difundir novas tecnologias e informações, a Associtrus reuniu citricultores para uma tarde de palestras, quarta-feira (12), no auditório da Credicitrus, em Bebedouro.
Operação e apuração de custos gerenciais foi o tema abordado pelo engenheiro agrônomo Leandro Fukuda que, dentre outras explicações, falou da importância do produtor ter um bom controle para poder gerenciar sua propriedade. “Não se gerencia o que não se faz controle”, ressaltou.
O consultor e agrônomo, Valter Bonezi Júnior, destacou a etapa agronômica na irrigação localizada, seus mitos e métodos de aplicação. “A irrigação se faz necessária por conta de uma lista de fatores, dentre os quais, destaca-se a incerteza climática e a introdução de novas variedades”.
O agrônomo e especialista em broca dos ramos dos citrus, Alexandre de Moraes, trouxe para os produtores a realidade dos pomares atacados pela broca. Ele destacou o poder de destruição do inseto, como o produtor precisa estar atento para a identificação dos sintomas e as ferramentas de controle da praga. “Uma única fêmea pode reproduzir, em três anos, 720 mil insetos, ou seja, é suficiente para destruir um pomar. Precisamos estar atentos aos primeiros sintomas, como ramos muchos e secos, para que o controle seja eficaz e exija pouca disponibilidade de recursos”, alerta.
O ciclo de palestras foi encerrado pelo também agrônomo e consultor, Marcos Rosolen, que falou sobre “Manejo do mato sem herbicida e adubação organomineral. Os efeitos do Gliposato, as diferenças entre a adubação mineral e a organomineral e suas interferências no metabolismo das plantas e no solo constaram da explanação. “Com esta tarde de palestras, a Associtrus cumpre o seu papel de informar o produtor. Ficamos muito satisfeitos com a participação de produtores e com a qualidade dos temas abordados pelos profissionais”, diz o presidente do Conselho da Associtrus, Renato Queiroz.
O citricultor Joaquim Augusto Carlos Christiano, de Barretos, frisou a importância da divulgação de assuntos de interesse do setor produtivo, principalmente, do pequeno citricultor. “Muitas vezes ficamos distantes das novidades referentes à nutrição, por exemplo. Foi uma excelente oportunidade para nos informarmos e termos uma nova consciência a respeito dos produtos que aplicamos nos pomares”.
Associtrus