Notícias

Últimas Notícias

Bascitrus termina de pagar 2ª concordata

19 de junho | 2007

A Bascitrus Agro Indústria, fabricante de suco de laranja com sede em Mirassol (SP), pagou em fevereiro a segunda e última parcela de uma concordata iniciada dois anos antes e agora depende “apenas” do fim de uma antiga disputa entre acionistas para, sem pendências judiciais, tentar recuperar a partir desta safra 2007/08 o espaço que teve no passado no mercado.

Segundo o advogado Julio Kahan Mandel, do escritório Mandel Advocacia – que assessorou a Bascitrus no processo da concordata -, a empresa honrou em duas parcelas o pagamento de dívidas da ordem de R$ 20 milhões com entre 180 e 200 fornecedores de laranja. Na primeira parcela, paga em fevereiro de 2006, 40% do valor foi pago; na segunda, o restante.

“Agora fica bem melhor”, resumiu Roberto D`Andréa, diretor jurídico da Bascitrus. Ele confirmou ao Valor, porém, que a disputa entre acionistas pelo comando da empresa segue na Justiça. A briga pelo controle da empresa mantém em lados opostos a fundadora Yolanda Bassitt e sua família e o grupo encabeçado por Horst Happel, que no passado foi diretor-superintendente da Citrosuco, controlada pelo Grupo Fischer.

Segundo a imprensa local, em 2005, antes desta última concordata – houve outra entre 1998 e 2001, a Bascitrus produziu cerca de 35 mil toneladas de suco.
Fernando Lopes – Valor Econômico
19/06/2007