Notícias
Últimas Notícias
Cancro deve se espalhar nos EUA
26 de dezembro | 2005
O cancro cítrico, que tem afetado a produção de laranja na Flórida, irá se espalhar rapidamente pelo Estado em 2006 e pode destruir mais de um quarto da área plantada com cítricos. A doença foi disseminada este ano por ventos provocados pela temporada de furacões nos Estados Unidos, segundo as fontes.
A Florida Citrus Mutual, maior grupo produtor de cítricos da Flórida, afirmou que a doença deve infectar de 169 mil a 183 mil acres em 2006, o que representa cerca de 28% da área atualmente plantada, citando uma apresentação do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e de cientistas da Universidade da Flórida.
“O fato de que autoridades estão prevendo um impacto do cancro duas vezes maior do que o do ano passado é terrível”, disse Andy LaVigne, chefe-executivo do grupo.
“Isso pode devastar a indústria de cítricos da Flórida e ter um efeito também sobre negócios relacionados a cítricos e comunidades rurais que contam com essa indústria para manter a sustentabilidade econômica”, acrescentou ele.
Produtores perderam mais de 80 mil acres em conseqüência da doença durante a temporada de furacões de 2004, quando três tempestades atingiram o cinturão produtor.
Recentemente o USDA, que já gastou mais de 378 milhões no combate à doença, reduziu a previsão para a produção de laranja do Estado em 2005/06 para 162 milhões de caixas devido à passagem do furacão Wilma no final de outubro. A projeção anterior havia sido de 190 milhões de caixas.
(Crédito: Tribuna Impressa de Araraquara)