Notícias
Últimas Notícias
Centro de Citros do IAC lança Programa Laranja Nota 10
13 de outubro | 2005
O Centro de Citros “Sylvio Moreira”, do Instituto Agronômico (IAC), lançará o programa contínuo de seleção de laranjas-elite — chamado Laranja Nota 10 — durante o V Dia da Laranja, no próximo dia 06 de outubro, às 11h20, em Cordeirópolis. O Programa cria estratégias de melhoramento que poderão ser adotadas a partir das laranjeiras Nota 10, a fim de ampliar a base de informações sobre a seleção de materiais genéticos promissores.
Com ativa participação de produtores, o objetivo do Programa é fazer no campo a triagem de plantas altamente produtivas na citricultura paulista. “Vamos abrir essa busca de material com o apoio do produtor. Existem materiais genéticos potencialmente bons por aí, que foram selecionados “naturalmente” pela citricultura e que poderão compor, no futuro, uma base para novas matrizes”, afirma o pesquisador do IAC, Dirceu Mattos Junior.
Dentro do trabalho já desenvolvido pelo Centro de Citros do IAC, o diferencial do Laranja Nota 10 está na participação do produtor dentro de um concurso. “A idéia é estimulá-lo, entusiasmá-lo e mostrar que temos notícias boas para dar à citricultura”, diz Mattos. No primeiro momento, os citricultores poderão inscrever laranjeiras de maturação precoce até tardia que possam ser candidatas ao Programa. Então as plantas inscritas serão caracterizadas, inicialmente quanto à produção de frutos, e classificadas. De acordo com o pesquisador, as melhores irão integrar o grupo de plantas eleitas, que terão avaliação mais detalhada. O acompanhamento será feito pelo Centro de Citros e seus colaboradores, como Coopercitrus, Fundecitrus, Gconci, Gtacc e Vivecitrus. O papel principal desses colaboradores é estimular a participação do citricultor na inscrição de uma planta que está em sua propriedade e que pode ser uma candidata Nota 10.
Criador e coordenador do Programa, o Centro de Citros do IAC irá avaliar as melhores árvores e, transcorrido um ano, atribuirá o Prêmio Laranja Nota 10 aos melhores materiais inscritos. Essa avaliação irá envolver os aspectos de produção de frutos e qualidade. Um selo irá identificar o Programa e a planta Nota 10.
O grupo de citricultores participantes terá acesso reservado às informações sobre produção e qualidade de frutos das laranjeiras, que serão avaliadas pelo período de até cinco anos no campo. Com essa interação, pretende-se estimular o produtor, que acompanhará de perto o andamento do Programa.
O pesquisador explica que ao longo desse período, essas árvores serão colocadas no sistema de produção e manutenção de matrizes de citros do IAC, em Cordeirópolis, e em campos de demonstração em várias regiões citrícolas. “Quando o Programa tiver identificado as laranjeiras Nota 10, esse material deve passar por testes que diagnosticarão a presença de patógenos e atestarão sua sanidade”, explica Mattos. Após outros estudos as plantas poderão ser incluídas no sistema de produção de mudas comercial de São Paulo, que exige o registro de matrizes.
Apesar de a busca e a seleção de materiais no campo não ser uma idéia nova, esse Programa traz direcionamento na pesquisa que reforça o melhoramento de citros, já que há anos o Centro trabalha, por exemplo, com seleção de material introduzido no banco de germoplasma do IAC e na produção de híbridos. O Programa Laranja Nota 10 tem a iniciativa e a coordenação dos pesquisadores Eduardo Fermino Carlos e José Dagoberto De Negri, juntamente com o grupo de melhoristas coordenado por Jorgino Pompeu Junior, todos do Centro de Citros do IAC, órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Crédito – Carla Gomes – Assessora de Imprensa – IAC