Notícias

Últimas Notícias

Cítricos e saúde.

22 de fevereiro | 2010

A Associtrus, Associação Brasileira de Citricultores, lamenta a imprecisão da manchete, publicada pelo Estado de S. Paulo, que atribui aos cítricos a responsabilidade pela erosão ácida dos dentes e solicita que o assunto seja mais bem estudado e que o tema seja colocado adequadamente.


Queremos enfatizar que o problema não está restrito aos sucos cítricos e o problema é até mais grave com os refrigerantes, que, além de provocar a erosão dos dentes, não trazem nenhuma contribuição positiva para a saúde de seus consumidores.


O suco de laranja, além da vitamina C que todos conhecem, beneficia,  através de diversos outros componentes,  a saúde e promove o bem estar das pessoas.


Num país onde o conhecimento sobre os bons hábitos alimentares é tão deficiente, uma manchete como a publicada com tanto destaque no primeiro caderno do Estadão é realmente lamentável.


Bons hábitos alimentares e de higiene são essenciais à saúde e são desconhecidos por grande parte da população, mesmo entre as classes mais favorecidas, e, a meu ver,  a mídia deveria buscar reverter essa situação trazendo informação de qualidade sobre os temas. 


No caso do suco de laranja tenho visto de forma recorrente informações erradas ou parciais, que denigrem um produto de que o Brasil é o maior produtor e exportador mundial e que é reconhecido em todo o mundo como extremamente benéfico à saúde.


Informações como “o suco de laranja engorda”, e agora esta de que “o suco de laranja provoca erosão nos dentes”, entre outras, não são corretas ou não são colocadas nos seus devidos termos. A laranja e o suco de laranja consumido adequadamente em uma dieta balanceada não engordam e podem até auxiliar no emagrecimento  e se consumidos adequadamente são extremamente benéficos à saúde e muito baratos!!!!


Espero que os órgãos da mídia que divulgaram a informação, revejam o assunto e procurem colocar os fatos nos devidos termos com uma série de matérias sobre alimentação e em especial sobre os cítricos.


 


Crédito: Associtrus