Notícias

Últimas Notícias

Citricultura em luto

15 de setembro | 2014

Sepultado nesta sexta-feira (12/9), em Viradouro (SP), o corpo do empresário rural José Gibran.

A citricultura de São Paulo – em especial a de Viradouro – está de luto. Perdemos um grande citricultor, José Gibran, 86 anos.

Casado com a professora Eunice Passalongo Gibran; pai de Júnior e Cynthia; avô de Laís, Aline, Carime, Lara e Anelise, José Gibran deixará saudades, principalmente, para a população de Viradouro, onde sua atuação foi marcante como empresário rural, político e homem de bem.

Citricultor desde 1958 até os dias atuais, José Gibran foi o fundador da “José Salomão Gibran Agropecuária SA”, em 1988, na Fazenda São Paulo, em Viradouro, com atuação nas áreas de citricultura, cana-de-açúcar, grãos, borracha e touro e matrizes da raça nelore. Atualmente ocupava o cargo de vice-presidente ao lado de seu filho Júnior, presidente.

José Gibran também foi uma grande liderança política em Viradouro. Vereador de 1952 a 1972; vice-prefeito de 1973 a 1976; e prefeito de 1977 a 1983.

Foi dele a iniciativa de reabertura e construção do prédio do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, sendo seu provedor de 1954 a 1995; da fundação da primeira creche de Viradouro – “Casa da Criança Desembargador Dr. Euclides Custódio da Silveira” – prédio modelo segundo o governo do Estado de São Paulo e que foi doado ao município e hoje se denomina Escola Municipal de Educação Infantil “Professora Eunice Passalongo Gibran”. Ele também foi sócio-fundador do Rotary Club de Viradouro, em 1962.

José Gibran foi um católico exemplar. Ele foi fundador do movimento de cursilho em Viradouro e responsável, junto com sua esposa Eunice, por 40 anos, pelos cursos de noivos e de batismo da paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, com atuação em nível da Diocese de Jaboticabal.

A Associtrus, através de seu presidente Dr. Flávio Viegas, lamenta pelo falecimento do Sr. José Gibran, principalmente, por sua forte atuação em favor da citricultura uma vez que sempre esteve presente em todos os movimentos cujos objetivos eram melhorar e impulsionar a atividade do produtor de citros.

Imprimir