Notícias
Últimas Notícias
Citrus: Greening aparece em 52 propriedades de Limeira (SP)
27 de outubro | 2006
(Gazeta de Limeira)
O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) constatou a suspeita do greening em 54 das 81 propriedades comerciais de Limeira inspecionadas desde o final do último mês. Foram examinadas 568.391 plantas e 884 estão com os sintomas da doença. A retirada para análise laboratorial já está sendo feita pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, segundo informações da instituição.
Agora, as amostras estão sendo encaminhadas para o Centro de Citricultura ?Sylvio Moreira? em Cordeirópolis onde serão feitos estudos para comprovar a existência do greening no município. A Gazeta publicou uma reportagem no último dia 4 anunciando a medida do Fundecitrus, que havia sido iniciada há cerca de uma semana. Na época, 55 propriedades já haviam sido vistoriadas e a suspeita dessa patologia aparecia em 31 do total.
ÿ possível perceber com o avanço das visitas campais, que grande parte dos pomares limeirenses está com risco de contaminação. Mas de acordo com o engenheiro agrônomo do Fundecitrus responsável pela região de Limeira, Antônio Crozera, é necessário aguardar o resultado da análise laboratorial para avaliar a potencialidade do greening na cidade.
Procedimento
Ele disse que o procedimento a partir de agora, é esperar os exames das plantas que são entregues primeiramente à Secretaria local. Em seguida, os resultados positivos são dirigidos à Fundecitrus, que visita novamente a propriedade para orientar o citricultor sobre a necessidade de retirar as plantas com a doença. A Assessoria de Imprensa do Fundecitrus informou que mil propriedades serão alvo dessa ação na cidade. Inspetores verificarão o estado de saúde de três milhões de pés de laranja produzidos para comercialização.
Gravidade
Ele avalia que ainda existe desatenção por parte dos produtores porque a forte presença das doenças dos citrus, também expõe o comportamento, muitas vezes, relapso no que se refere à inspeção rotineira do pomar.
O greening já atinge 106 municípios paulistas e mineiros e ainda se dissemina. A bactéria chegou a Limeira no ano passado. E esta é a primeira inspeção que o Fundecitrus realiza na cidade. A entidade é credenciada à Secretaria Estadual de Agricultura para agir contra as pragas que colocam em risco a produção da laranja no País.
Fonte: Visão Rural/Gazeta de Limeira