Notícias
Últimas Notícias
Cutrale e empresa dos EUA produzirão etanol do bagaço de laranja.
17 de março | 2008
Mais um investidor internacional está desembarcando no mercado brasileiro de etanol. A norte-americana Southeast Biofuels chega ao País de mãos dadas com a Cutrale, maior exportadora de suco de laranja do mundo. As duas empresas vão replicar no Brasil, em escala maior, a parceria recém-criada nos Estados Unidos para a produção de etanol.
A dupla acertou a construção de uma usina em São Paulo para a produção do combustível a partir de resíduos da fabricação de suco de laranja. A capacidade ficará em torno de 50 milhões de litros de etanol, obtidos por meio do processamento de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas de bagaço e casca de laranja.
A usina, orçada em cerca de US$ 10 milhões, será apenas um tira-gosto. Já está em pauta a construção de mais duas plantas, ainda sem local definido. A Southeast Biofuels e a Cutrale vão assumir toda a distribuição e comercialização do etanol, inclusive no exterior, usando a própria estrutura logística da empresa brasileira.
A Southeast Biofuels já anunciou investimentos de US$ 150 milhões na produção de etanol. Metade deste valor será aportada no Brasil, em parceria com a Cutrale.
Os norte-americanos enxergam a investida no mercado brasileiro como uma garantia de cumprimento de contratos de longo prazo, afastando o risco de que uma eventual quebra de safra de laranja na Califórnia comprometa o fornecimento do etanol.
A Cutrale, por sua vez, também encara a parceria como uma hedge, neste caso em relação ao governo californiano. As autoridades locais vêm impondo algumas restrições à expansão da empresa brasileira no estado, leia-se a compra de plantações de laranja. Aliando-se a um grupo norte-americano, a Cutrale espera criar uma ambiência mais simpática.
Data Edição: 17/03/08
Fonte: União dos Produtores de Bioenergia (Udop)