Notícias
Últimas Notícias
Cutrale planta mais laranja para suprir déficit da Flórida.
15 de janeiro | 2007
Cutrale planta mais laranja para suprir déficit da Flórida
O Estado de S Paulo
12/1/2007
Maior produtor mundial de suco de laranja, grupo amplia produção no Triângulo Mineiro e em SP
Gustavo Porto
A Cutrale, maior produtora mundial de suco de laranja, vai ampliar o plantio no Triângulo Mineiro e no Centro-Sul do Estado de São Paulo para suprir o déficit causado pela quebra na produção de laranja na Flórida (EUA).
Estima-se que, no curto prazo, a quebra na safra do Estado norte-americano, segundo maior produtor mundial, seja de 50 milhões de caixas de 40,8 quilos por safra, em decorrência de vários fatores sanitários e climáticos.
?Esse déficit só vai ser coberto pelo Brasil e uma das metas da Cutrale para 2007 é ampliar a produção de laranja aqui?, disse o diretor-financeiro e administrativo da empresa, José Luiz Cervato.
A produção da Flórida, conforme estimativa divulgada ontem pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), deve ser de 140 milhões de caixas na safra 2006/2007, mas já superou 200 milhões de caixas em outras safras.
Como a Cutrale também produz suco na Flórida, as novas áreas de plantio servirão para suprir também a quebra da produção nas unidades norte-americanas.
Em Minas Gerais, a Cutrale vai aumentar o cultivo de laranja entre as cidades de Frutal e Prata por meio de um projeto de irrigação com suporte do Estado. ?O governo mineiro tem boa infra-estrutura para levar energia elétrica à região e será possível utilizar essa facilidade para a irrigação no projeto?, explicou Cervato, sem revelar números da área plantada. ?Mas é claro que não iremos suprir sozinhos essa demanda da Flórida?, observou.
O plantio de novas áreas no Triângulo Mineiro sem irrigação tornou-se inviável após o surgimento da morte súbita dos citros, em 2002. A doença praticamente acabou com pomares cujos porta-enxertos (variedade cítrica que é a base da planta) era o limão-cravo.
Em São Paulo, a região escolhida pela Cutrale para ampliar o plantio é entre as cidades de Botucatu, Avaré e Marília, no limite sul do chamado parque comercial citrícola, região que fornece praticamente toda a fruta utilizada na produção de suco no País. A maior parte da laranja produzida nessa nova área deve ser processada na unidade de Itápolis e a da região mineira em Colina, duas das cinco fábricas que a empresa tem em São Paulo.
Além do projeto de ampliação do plantio, a Cutrale espera encerrar logo o polêmico acordo que prevê o pagamento de piso de US$ 4 por caixa e de um bônus sobre os preços nos contratos de fornecimento da fruta para a safra 2006/2007, já encerrada na maioria dos pomares. Segundo o diretor da empresa, em torno de 85% dos fornecedores, que respondem por 75% do volume adquirido pela Cutrale, já fecharam o acordo.
Cervato admite problemas com alguns produtores. Eles acusam a empresa de exigir contrapartida para concluir a negociação, o que é negado pelo executivo. ?Alguns produtores queriam renegociar todo o contrato vigente e pediam mais coisas do que foi acordado. Se eles têm direito de fazer isso, nós também.?
Shopping Estadão