Notícias

Últimas Notícias

Descoberto patógeno que provoca sintomas parecidos com os do greening

25 de outubro | 2007

















Durante seminário científico realizado em 10 de outubro no Fundecitrus, a pesquisadora do Departamento Científico, Diva Teixeira, e o pesquisador francês Joseph Marie Bové, anunciaram a descoberta de um novo patógeno encontrado em planta cítricas que provoca sintomas e severidade semelhantes aos do greening.


A descoberta decorreu da indignação dos pesquisadores que realizaram vários PCR´s em plantas com sintomas semelhantes aos do greening, recebidas da região Norte, e obtiveram resultados negativos tanto para a bactéria asiática quanto americana.


A partir de março passaram a seqüenciar e clonar o DNA das plantas sintomáticas com resultados negativos para chegar a uma conclusão. O resultado foi a identificação de um fitoplasma que também vive no floema, tecido responsável pela nutrição nas plantas.


O fitoplasma difere da bactéria por não apresentar parede celular, é disforme e teria como transmissores as cigarrinhas e outros insetos, como o psilídeo.


A incidência de plantas com sintomas provocados pelo fitoplasma é baixa, menos de 1%, e foram identificadas de forma aleatórias, espalhadas pelos talhões, levantando a hipótese de que as plantas cítricas doentes não seriam a únicas fontes de inóculo do fitoplasma. Esse mesmo tipo de fitoplasma já foi identificado em plantas forrageiras como feijão guandu e crotalária.


As plantas com greening provocadas pelo fitoplasma foram identificadas em 16 municípios do estado de São Paulo: Barretos, Bebedouro, Botucatu, Cajobi, Colombia, Colina, Irapuã, Itápolis, José Bonifácio, Onda Verde/Nova Granada, Pedranópolis, Reginópolis, Tabatinga, Ubirajara, Urupês e Votuporanga.


A descoberta ainda não pode ser classificada como nova doença, pela falta de conhecimento de seu mecanismo, transmissor e agressividade. Projetos de pesquisas serão elaborados e colocados em prática por uma equipe de pesquisadores, incluindo os do Fundecitrus.


As recomendações de manejo são as mesmas preconizadas para o greening: mudas sadias, inspeção constante, eliminação das plantas sintomáticas e controle do vetor.

 
Autor: Fundecitrus