Notícias

Seção Técnica

Dúvidas com relação a aplicação de veneno na plantação de laranja

08 de setembro | 2007

Nome: Isaac
E-mail: islopes@hotmail.com

Cidade: Campinas

Assunto: Dúvidas com relação a aplicação de veneno na plantação de laranja
Mensagem: Olá ! Estou escrevendo aqui pois estou com algumas dúvidas a respeito das normas de aplicação de venenos em um pomar de laranja. O que esta acontecendo é o seguinte: Recentemente (uns 2 a 3 anos ) começou a ser construído um loteamento de casas perto de uma chácara. Hoje muitas casas e alguns condomínios cercam tal chácara que fica praticamente na cidade. O proprietário da chácara começou a plantar laranja e recentemente aplicar veneno no seu pomar. Minha residência faz divisa com a chácara, assim como outras, e a plantação de laranja fica do outro lado do muro distância de uns 10 metros. Estou muito apreensivo com relação a saúde da minha família e dos moradores do condomínio, pois através de pesquisas constatei que os venenos utilizados na pulverização da laranja possuem um grau de periculosidade muito alto e muitos são cancerígenos. Gostaria de informações sobre o assunto saber o que é correto ou não no caso acima. Se o proprietário da chácara pode fazer esse tipo de aplicação e se a alguma medida legal a ser tomada nos orgão responsáveis. Fico grato pela atenção e aguardo resposta. Caso não seja aqui o local adequado para fazer esse tipo de pergunta fica aqui minhas desculpas e se possível vocês me indicarem alguém com quem eu possa conversar. Muito abrigado

Resposta:

Prezado Sr. Isaac,

Sou Marcos A. Rosolen, Eng. Agrônomo, Consultor em citricultura, e Conselheiro da Associtrus.

Quanto à sua dúvida sobre a segurança de sua família de dos outros visinhos da chácara onde estão sedo aplicados produtos nas laranjeiras, ela tem fundamento, entretanto é necessário apurar o seguinte.
Se os produtos que estão sendo aplicados são de fato venenos ou apenas fertilizantes foliares. Se este for o caso, não há nenhum risco, exceto se houver alguém alérgico a tais produtos.
Se os produtos forem de fato defensivos agrícolas, é necessário verificar o seguinte;
São produtos registrados para a cultura dos citros?
Caso sejam produtos registrados para a cultura, qual a faixa de toxicidade dos produtos?
A saber: Faixa 1 apresenta tarja vermelha na parte inferior do rótulo, e são altamente tóxicos, portanto não devem ser usado perto de pessoas ou animais, pois apresentam alto risco.
Faixa 2 apresenta tarja a amarela. são menos tóxicos que os produtos faixa 1, mas não devem ser utilizados perto de pessoas.
Faixa 3: Tarja azul, são pouco tóxicos, portanto de baixo risco, e podem ser utilizados na situação que o sr. descreveu, desde que tomados alguns cuidados, tais como: Pulverizar em dias sem vento, afim de evitar deriva, evitar errar a planta, para que o jato de produto não vá para o vizinho.
Faixa 4: tarja verde, são muito pouco tóxicos. Praticamente não apresentam riscos, exceto para as pessoas alérgicas ao produto, mas as medidas para os produtos tarja azul também são necessárias.
Quanto aos riscos de câncer ou de se acumular no organismo, posso afirmar que todos os produtos que apresentavam tais características há muito foram proibidos no Brasil, e seu uso constitui crime. Se seu vizinho estiver usando um produto não registrado, ou contrabandeado, ele deve ser denunciado.
Convém ressaltar que defensivos agrícolas não podem ser comprados sem a receita de um agrônomo, que é responsável pela orientação do usuário, e é co-responsável no caso de mau uso.
Espero ter sido útil, e se houver outras dúvidas, volte a contatar-nos.
Conte sempre com a Associtrus.

Atenciosamente,

Eng. Agr. Marcos Rosolen
Pirassununga SP