Notícias

Últimas Notícias

El Niño garante clima favorável à agricultura em 2006/07

22 de setembro | 2006

Depois de dois anos consecutivos de seca, os agricultores do sul do País devem ter um alívio na safra 2006/07. “O clima nos próximos meses será benéfico para a agricultura. Na região Sul, o fenômeno El Niño favorecerá a ocorrência de chuvas”, afirmou Francisco de Assis Diniz, assessor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Especialistas em clima estão reunidos nesta quarta-feira na sede do Inmet, em Brasília, para discutir as tendências climáticas para a primavera, estação que se inicia no sábado (23).

Ele lembrou que 2006 será marcado, em termos meteorológicos, pelo retorno do fenômeno El Niño, que é o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial. No Brasil, a volta do El Niño será verificada pelo registro de muita chuva no Centro-Sul do País. “Se o fenômeno persistir no final da primavera e o início do verão, é menor a chance de estiagem no Sul. Podem acontecer estiagens, mas elas serão fracas, sem prejuízo para a agricultura”, comentou o assessor. Em anos de “El Niño”, a produtividade das lavouras fica dentro dos padrões normais, disse. “Não é comum ter perdas agrícolas comparadas aos períodos de La Niña”, comentou.

Além dos prejuízos para a agricultura, ele lembrou outro problema social: a falta de chuvas resulta em menos água nos reservatórios. Não faltará água, mas o El Niño elevará as temperaturas. O clima mais quente favorece o registro de temporais no Centro do Brasil e no Sudeste. No sul do Piauí e do Maranhão, onde os produtores plantam as lavouras durante a primavera, a expectativa é de clima normal.

Fonte: Agência Estado