Notícias

Últimas Notícias

Florida’s Natural obtém preços acima da média para laranja

14 de novembro | 2014

Política de corte de custos aliada ao bom rendimento dos frutos favoreceram produtores

A cooperativa Florida’s Natural Growers, da cidade de Lake Wales, obteve os mais elevados preços para suas laranjas na safra 2013-2014 em seus 81 anos de história. O recorde veio depois de uma queda anual de 0,6% nas vendas dos produtos da marca. Fontes da empresa atribuíram o recorde de alta de preços à agressiva política de controle de custos, tomada diante da queda na colheita de citrus da Flórida. As informações foram divulgadas durante um encontro anual, ocorrido nesta semana naquele estado.

Durante o encontro, o CEO da companhia, Stephen Caruso, aproveitou para anunciar que irá se aposentar no final de 2015, após 22 anos à frente da empresa. O corpo diretivo da empresa escolheu o COO da companhia, Robert Behr como sucessor de Caruso.

Os 1.000 produtores associados do Florida’s Natural receberam U$ 1,85 por quilo de sólidos nas frutas precoces e de meia estação colhidas de outubro de 2013 a março de 2014, valor 13,5% superior ao da safra anterior, de acordo com o Diretor Financeiro da companhia, William Chip Hendry. As indústrias processadoras de suco, que compram 95% da safra de laranjas da Flórida, pagam os produtores baseada na quantidade de suco extraído da fruta. As laranjas Valência colhidas de março a junho também tiveram recorde de preço, chegando a U$ 2,10 por quilo de sólidos, valor 13,5% superior ao da temporada 2012-2013.

Os produtores da Florida’s Natural também tiveram um recorde de ganho nas grapefruits, cujo valor médio foi de U$ 1,76 por quilo de sólidos ou 10% maior do que na safra anterior, de acordo com Hendry. O valor é bastante superior quando comparado aos valores médios pagos no estado, de U$ 1,51 para a grapefruit branca e U$ 0,98 para a variedade vermelha, de acordo com dados do Departamento de Citrus da Flórida.

Ainda de acordo com o mais recente relatório divulgado pelo USDA, os associados do Florida’s Natural conseguiram preços em média 1,3% superiores à média estadual para as laranjas e 4,2% acima da média para a grapefruit, levando em conta as últimas seis temporadas, encerradas na safra 2012-2013, disse Hendry.

Fonte: The Ledger
Publicado: 13/11/2014