Notícias

Últimas Notícias

Frio na Flórida não causa danos aos citros.

07 de janeiro | 2008

 Os principais jornais da Flórida trouxeram como destaque a forte queda de temperatura na edição desta sexta feira (4).

Apesar das temperaturas mínimas terem caído próximas de zero (Lake Alfred -3 C; Fort Pierce 0,7 C; Sebring, 0,2 C), a duração das mínimas não foi suficiente para trazer danos aos pomares de laranja.


“Algumas áreas isoladas tiveram algum prejuízo pequeno, mas as mínimas não foram longas suficientes para causarem problemas substanciais. Isso é uma boa notícia para os produtores, para os consumidores, e para o estado da Flórida”, afirma Michael Sparks, vice-presidente da associação de produtores Florida Citrus Mutual, a mais importante do estado.


Ao contrário do que ocorria nas décadas de 1980 e 1990, quando os pomares estavam mais ao norte da Flórida, hoje eles se localizam na região central e sul do estado. As temperaturas nestas áreas são mais amenas, estando os pomares de citrus mais protegidos do frio. Os danos passam a ser sérios quando a temperatura permanece abaixo de 4 graus Celsius por mais de quatro horas.


As temperaturas na manhã desta sexta-feira (4) já se elevaram em relação às vistas durante o dia anterior.


Em 2 de janeiro, o suco já havia tido sua maior alta em dois meses e meio, fechando em 148 centavos de dólar para o vencimento em março de 2008. Esta alta foi o reflexo do alerta de que haveria geada. Na quinta-feira (3), o suco sofreu acomodação, fechando o dia em 141 centavos de dólar.


Data Edição: 04/01/08


Fonte: AgraFNP (Mauricio Mendes)