Notícias
Últimas Notícias
Fundecitrus tem novo presidente e estatuto
04 de julho | 2007
O novo presidente do Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura – foi eleito em reunião do conselho deliberativo quinta-feira (28/06). O citricultor, viveirista e ex-diretor de indústria processadora de suco de laranja, Hans George Krauss, assume a instituição até março de 2008. Como vice-presidente foi eleito o também citricultor Antonio Egídio Crestana. A atual estrutura administrativa será mantida.
Krauss, que já presidiu o Fundecitrus por duas vezes (1981/1983 e 2002/2004), afirma que a nova gestão irá focar em ações de combate ao greening. “Atenção redobrada será dada à doença, que hoje certamente é a grande preocupação da citricultura”, diz.
O conselho votou também o novo estatuto do Fundecitrus que coloca a entidade de acordo com o novo Código Civil e prevê um novo modelo de contribuição para sua manutenção, com base legal, mais justo e transparente.
Pelo estatuto ficaram definidos como associados do Fundecitrus os citricultores e viveiristas. A nova forma de contribuição deverá ser vinculada ao número de árvores e não à caixa vendida para a indústria como ocorre hoje. Dessa forma, a instituição poderá ter a participação dos produtores que comercializam com o mercado interno de fruta in natura. O modelo deverá ser totalmente implementado em março de 2008, quando uma assembléia geral decidirá a chapa que comandará o Fundecitrus por mais dois anos.
Com as medidas, o Fundecitrus se prepara para uma atuação mais abrangente no futuro, ainda que dentro de sua missão de contribuir para a defesa da citricultura paulista. “Poderemos nos tornar uma entidade certificadora, nos envolver mais com a Produção Integrada de Citros (PIC) e celebrar acordos e convênios com instituições internacionais, inclusive para a captação de recursos”, afirma Krauss.
Informações: (16) 3324-5300.
Data Edição: 02/07/07
Fonte: Grupo Cultivar