Notícias
Últimas Notícias
Fundecitrus treina citricultores da região sudoeste de SP
16 de janeiro | 2008
No mês de janeiro, três grupos de citricultores da região sudoeste de São Paulo receberão treinamento para identificar sintomas de greening e cancro cítrico. No dia 17, um grupo de 80 citricultores de Angatuba visitará Araraquara para assistir palestras e receber instruções práticas sobre as doenças com engenheiros agrônomos do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus).
A região sudoeste está sendo considerada a nova fronteira citrícola do Estado de São Paulo, com muitos pomares novos e um crescimento significativo da produção de laranja. “Já tivemos um treinamento parecido em dezembro, após alguns citricultores da região de Avaré terem procurado a instituição preocupados com questões fitossanitárias”, diz o gerente técnico do Fundecitrus, Cícero Augusto Massari.
As duas outras turmas, com cerca de 50 citricultores vindos de Ubirajara e Lucianópolis, estão agendadas para os dias 24 e 31 de janeiro. Durante o período da manhã, os citricultores receberão orientações sobre os sintomas das doenças e técnicas de manejo. No caso do greening, aprenderão como controlar o psílideo transmissor da doença e, à tarde, visitarão pomares contaminados onde poderão ver os sintomas da doença na planta e serão orientados sobre a forma correta de inspecionar os pomares.
Segundo Massari, serão visitados pomares de Araraquara, justamente por essa região já ter sofrido maior impacto do greening. “A cultura de citros na região sudoeste do Estado é relativamente nova, e a preocupação dos citricultores é de que as doenças dos citros também se disseminem por lá”, diz. As informações são da assessoria de imprensa do Fundecitros.
Data Edição: 15/01/08
Fonte: Agrolink