Notícias

Últimas Notícias

Geada nos EUA compromete safra de laranja da Califórnia.

17 de janeiro | 2007

São Paulo, 16 – As geadas que ocorreram durante o fim de semana podem ter comprometido de 50% a 75% dos laranjais da Califórnia, cuja safra deste ano é estimada em US$ 1 bilhão.

Os produtores ainda lutam contra as baixas temperaturas, que chegam a 5 graus Celsius negativos em regiões como Central Valley, conta Bob Blakely, diretor de produção da California Citrus Mutual.

Uma pequena nebulosidade ajudou a conter a queda da temperatura durante esta noite e pode ter ajudado a proteger as lavouras que ainda não haviam sido perdidas pela geada, disse o executivo.

Os produtores de laranja têm trabalhado com irrigação e grandes máquinas de vento desde semana passada, o que efetivamente aumentou as temperaturas em torno de um grau – diferença que pode ser o limite entre salvar e perder toda a produção. Em geral, as perdas se dão quando as temperaturas caem abaixo de 3,8 graus por um período de cinco horas.

Entre 85% e 90% da safra de laranja da Califórnia é vendida como fruta fresca. O restante é transformado em suco. Com a maior parte da produção afetada pela geada, um pequeno percentual será salvo para a produção de suco, acredita Blakely.

“Por um certo período, até que as frutas comecem a secar, nós temos uma janela na qual podemos salvar a fruta para a produção de suco. E isso já começou em regiões que nós sabemos terem sido afetadas pela geada”, afirma.

Crédito – Agestado