Notícias
Últimas Notícias
Governo dos EUA mantém barreiras a suco brasileiro
19 de junho | 2007
O governo americano rejeitou há duas semanas um pedido apresentado pela Tropicana, maior produtor de suco de laranja dos EUA, para que fossem eliminadas as barreiras tarifárias que encarecem a importação do produto brasileiro. A empresa deve recorrer contra a decisão.
Como as tarifas foram impostas há menos de dois anos, a Comissão de Comércio Internacional dos EUA (ITC, na sigla em inglês) informou à empresa que o pedido só poderá ser analisado agora se ela demonstrar que ele tem “justa causa”, uma tecnicalidade jurídica que obrigará a Tropicana a buscar novos argumentos.
Em 2006, a ITC concluiu que indústrias brasileiras de suco estavam prejudicando produtores dos EUA ao exportar o suco com preços abaixo de seus custos. Para impedir esse prejuízo, a comissão mandou aplicar tarifas antidumping de 9,73% a 60,29% sobre o suco brasileiro.
Mas a produção de laranja dos EUA entrou em crise, e empresas como a Tropicana se viram obrigadas a importar volumes crescentes de suco do Brasil para complementar sua produção. Nos EUA, o produto brasileiro é misturado com o americano e comercializado com marcas locais. Por isso a Tropicana pediu a revisão das tarifas, e por isso vai recorrer.
Ricardo Balthazar – Valor Econômico