Notícias

Últimas Notícias

Greening atinge 91 municípios no País e se espalha nos EUA

24 de outubro | 2005

Ribeirão Preto – O greening já atinge 91 municípios no parque citrícola brasileiro, 89 em São Paulo e dois em Minas Gerais, e, nesta semana, atingiu o primeiro pomar comercial na Flórida, Estados Unidos. A informação foi dada pelo diretor do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, Marcos Antonio Machado, que lidera a equipe responsável por identificar casos da doença nos pomares brasileiros.

Os últimos dados do Brasil apontavam para a ação da doença em 81 municípios. Já nos Estados Unidos, de acordo com Machado, anteontem, cientistas americanos do setor citrícola informaram que greening deixou os pomares domésticos nos arredores de Miami e atingiu pomares comerciais.

A doença, relatada no início de setembro nos EUA, alterou o foco das discussões do tradicional encontro de pesquisadores realizado anualmente em Lake Alfred, centro de pesquisas na Flórida, e que em 2005 será no próximo dia 7 de novembro. “Normalmente, o assunto é cancro cítrico, agora o tema será greening, tamanha a preocupação com a doença lá”, afirmou Machado.
O greening, ou huanglongbing (HLB), é causado por uma bactéria, a Candidatus Liberibacter, e é transmitido por um inseto vetor (o psilídeo Diaphorina citri). Afeta todas as variedades cítricas e é considerada a doença de citros mais devastadora do mundo. Os principais sintomas são ramos amarelados; folhas mosqueadas (manchas verde-claras ou amareladas); deformação, redução e queda de frutos; maturação irregular dos frutos; desfolha; seca e morte de ponteiros; manchas circulares verde-claras na casca do fruto; sementes abortadas e maior espessura da parte branca da casca.

Crédito – Gustavo Porto – Agência Estado

Imprimir