Notícias

Últimas Notícias

IAC inaugura o primeiro laboratório especializado em pós-colheita de citros no Estado

10 de outubro | 2005

O Centro de Citros Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico (IAC), irá inaugurar o Laboratório de Qualidade e Pós-colheita de Citros — o único laboratório especializado em pós-colheita de citros atualmente existente no Estado de São Paulo. O evento será em 6 de outubro, às 16h30, em Cordeirópolis, e contará com a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, além de outras autoridades e representantes do agronegócio citrícola.

O objetivo é desenvolver projetos de pesquisas relacionados aos vários elos do segmento pós-colheita de citros, como as determinações físico-químicas, armazenamento, desverdecimento, testes de eficiência de diferentes produtos de controle de doenças pós-colheita, tipos de transporte e de embalagens.

Com o novo laboratório pretende-se também a continuidade ao atendimento na execução de avaliações físico-químicas de projetos do Centro de Citros do IAC, órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Os novos recursos serão destinados ainda ao atendimento de solicitações externas, seja para frutas destinadas à indústria ou ao consumo in natura. “O laboratório atenderá tanto às pesquisas de novas tecnologias como também para prestação de serviços internos e externos ao Centro de Citros”, afirma a pesquisadora Lenice Magali do Nascimento.

Ela explica que o novo laboratório viabiliza a realização de todas as análises que determinam a qualidade organoléptica dos frutos, como graus Brix, acidez total, pH, vitamina C, textura, temperatura interna, rendimento de suco, coloração de casca e de suco, diâmetro, altura, entre outras características.

As melhorias das condições de estocagem e os testes de eficiência de novos produtos para o controle de doenças pós-colheita são destaques das pesquisas do novo laboratório. Esses estudos contam com financiamento da Fapesp e de empresas privadas.

Para o Centro de Citros, a nova área representa um avanço no desenvolvimento de novas pesquisas em um segmento até então não abordado. “Com a construção do Laboratório de Qualidade e Pós-colheita de Citros o Centro vem atender mais um segmento do agronegócio citrícola”, avalia Lenice.

De acordo com a pesquisadora, os estudos a serem desenvolvidos irão contribuir para a melhoria da qualidade (aparência e tempo de estocagem) dos frutos destinados ao consumo in natura, tanto para o mercado interno como para a exportação. Isso porque, na pós-colheita, as análises físico–químicas contribuem para determinar a qualidade dos frutos, resultantes de melhoramento genético. “São essas análises que determinam o destino dos frutos, seja para consumo in natura ou para a indústria”, explica

Crédito – Carla Gomes – assessora de imprensa do IAC.