Notícias
Últimas Notícias
Imagem de satélite dará precisão à contagem de citros no País.
01 de março | 2007
São Paulo, 28 – Em breve será possível dimensionar, com mais precisão, o tamanho da produção brasileira de citros. A Embrapa Informática Agropecuária, em parceria com a Universidade da Flórida e com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, está testando um programa que, com base em imagens de satélite de alta resolução, faz a contagem automática de pés de laranja. A primeira versão do programa deve ficar pronta em julho.
Segundo o pesquisador da Embrapa, João Camargo Neto, a princípio, o objetivo do programa é atender a uma demanda da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsável pelo levantamento da safra brasileira. Hoje, a produção é estimada em campo, com base em informações de produtores e da indústria. “Com o sistema funcionando vamos conseguir fazer este levantamento mais rápido e com maior precisão.”
O sistema utiliza imagens do satélite Quick Bird, que dá uma resolução de 60 centímetros quadrados por ponto. “Qualquer objeto maior que 60 centímetros é visto como um ponto na tela. Um pé de laranja tem em torno de 4 metros de diâmetro”, compara o pesquisador. Desta forma, diz, é possível identificar visualmente cada pé de laranja e fazer a estimativa.
Segundo Camargo Neto, a parceria com a Universidade da Flórida e com o Cepagri está ajudando a acelerar o desenvolvimento do programa. “Trocamos informações e imagens de satélite.” A idéia é criar um modelo único que possa ser usado pelas instituições brasileiras e a norte-americana.
As informações são de O Estado de S. Paulo/Agrícola.