Notícias
Últimas Notícias
Indústria cobra mecanismo definitivo de renumeração
20 de setembro | 2006
O presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos (Abecitrus), Ademerval Garcia, cobrou hoje do governo, em entrevista ao vivo ao AE Agronegócios, um mecanismo definitivo para remuneração do produtor de laranja. Segundo ele, é preciso estabelecer um sistema que melhore a renda do setor produtivo, garanta a produção para o pequeno produtor e diminua o movimento de verticalização do setor. “Esse é um trabalho do Ministério da Agricultura, da Secretaria de Política Agrícola. Eu tentei, durante todo esse governo, fazer com que eles entendessem isso, mas não consegui”, afirma.
O presidente da Abecitrus lembrou que o Brasil já teve um sistema em que o preço pago pela fruta era resultado da venda do suco de laranja no mercado internacional. Esse sistema vigorou até 1994, quando o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspendeu o acordo, por pedido dos produtores. “Cada vez que o preço do suco caía no mercado internacional os produtores abriam um processo no Cade”, afirma Garcia, lembrando que a atual situação é resultado de uma ação de governo tomada há dez anos.
Segundo Garcia, a indústria processadora de suco trabalha com preços médios e, atualmente, existe uma distância grande entre essa média e os extremos dos preços. “Gente com maior poder de negociação consegue preços maiores, gente com menor poder de negociação consegue preços menores e isso acaba criando excessiva fortificação de alguns players e criando exclusão de outros menores”, explica.
Fonte: Ag. Estado