Notícias

Últimas Notícias

Indústria processará 260 milhões de caixas na safra 05/06.

26 de julho | 2005

A indústria produtora de suco de laranja brasileira irá processar entre 250 milhões e 260 milhões de caixas de 40,8 kg em 2005/2006, informou o presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos (Abecitrus), Ademerval Garcia. O executivo discorda das previsões do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IEA), que prevê uma produção total de citros de 349 milhões de caixas, e de outros participantes do mercado, que falam em 326 milhões de caixas. Na avaliação da Abecitrus, o parque comercial citrícola deve gerar 300 milhões de caixas nesta safra e “cerca de 50 milhões de caixas devem ir para o mercado interno. O restante a indústria irá processar. Será uma safra com pouca fruta e longa”, previu.

Neste cenário, a produção e exportação de suco de laranja deverão se manter na média de 1,3 milhão de toneladas anuais e haverá um equilíbrio ainda maior entre a oferta e a demanda. “As notícias são de que o verão será forte novamente na Europa e isso pode gerar mais demanda para o País”, explicou o presidente da Abecitrus.

O maior problema do setor ainda é a desvalorização do dólar, pois, na opinião de Garcia, a conversão para real oprime ainda mais a cadeia produtiva citrícola. “É justamente o momento no qual são necessários investimentos parar suprir a demanda tecnológica gerada pelas pragas nos pomares”, completou o presidente da Abecitrus.

(Agência Estado – 12/07/05)