Notícias

Últimas Notícias

Laranja abre espaço para a cana

06 de outubro | 2006

Gazeta Mercantil – Agronegócios
05/10/06
Laranja abre espaço para cana
Bebedouro, 5 de Outubro de 2006 – Citricultores brasileiros acreditam que a indústria deixou de remunerar os produtores em bilhões de dólares durante anos. Frustrados têm abandonado seus pomares que têm sido ocupados pela cana-de-açúcar, considera mais rentável.Bebedouro, 5 de Outubro de 2006 – Citricultores brasileiros acreditam que a indústria deixou de remunerar os produtores em bilhões de dólares durante anos.
O presidente da Associtrus denunciou um acordo proposto pelo Cade que poderia suspender as investigações sobre a possível formação de cartel, em troca de um pagamento de R$ 100 milhões pelos maiores processadores locais de laranja.
Bebedouro, 5 de Outubro de 2006 – Citricultores brasileiros acreditam que a indústria deixou de remunerar os produtores em bilhões de dólares durante anos. Frustrados têm abandonado seus pomares que têm sido ocupados pela cana-de-açúcar, considera mais rentável. Essa troca ameaça debilitar a indústria de suco de laranja do Brasil, maior exportador mundial.

O presidente da Associtrus, Flávio Viegas, denunciou um acordo proposto pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que poderia suspender as investigações sobre a possível formação de cartel, em troca de um pagamento de R$ 100 milhões pelos maiores processadores locais de laranja.”Isso é completamente inadequado”, disse Viegas em Bebedouro, região que é responsável por 70% da produção nacional de suco de laranja e por praticamente todas as exportações de suco do Brasil.

Viegas, que representa produtores de laranja, estimou que produtores tenham tido perdas de quase 3 bilhões de dólares nos últimos 15 anos devido a preços artificialmente baixos.

Após as reclamações de produtores, autoridades antitruste do governo lançaram uma investigação em 1999.

(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados – Pág. 12)(Reuters)