Notícias

Últimas Notícias

Ministro e produtores discutem perspectivas para a citricultura

23 de janeiro | 2006

Roberto Rodrigues anuncia convênio com o Estado para a elaboração do Geosafras. Esboço do Consecitrus deve ser apresentado nos próximos dias.

As perspectivas para a citricultura em 2006 e a atuação do governo no setor foram temas discutidos no encontro promovido pela Associtrus, ontem (20), na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB), entre políticos e citricultores.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, aproveitou o contato com os produtores para anunciar a assinatura, na próxima semana, de convênio com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, para a elaboração do Geosafras – sistema por monitoramento de satélites. “A partir da projeção de safra, o citricultor terá a noção exata do que o Estado vai produzir e poderá negociar melhor o seu produto”, disse o ministro.

O anúncio foi aplaudido pelos produtores que, há tempos, anseiam por informações referentes à produção. “Estamos satisfeitos com a notícia da elaboração do Geosafras no Estado e esperamos que isso se estenda para todo o país. Temos certeza de que, neste ano, teremos números confiáveis de estimativa de safra”, disse o presidente da Associtrus, Flávio Viegas.

Organização e cooperação foram apontadas como palavras-chave para a retomada da renda do produtor e o conseqüente êxito da citricultura brasileira. O ministro destacou a importância da existência da Associtrus, cujo principal objetivo é a estruturação e a representatividade do setor produtivo da citricultura. “Todos os agentes da cadeia produtiva devem se unir em função da manutenção da sua atividade e do preço dos seus produtos. O produto final precisa ter um preço justo e capaz de remunerar adequadamente todos os envolvidos no setor produtivo”, frisou o ministro.

O presidente do Sistema Coopercitrus/Credicitrus, Leopoldo Pinto Uchoa, colocou as cooperativas à disposição dos citricultores e destacou a importância do cooperativismo no cenário atual. “A visita do ministro foi muito proveitosa principalmente pelo apoio que ele demonstrou ao trabalho da Associtrus e da Coopercitrus. A representação sindical é muito importante e, no caso do citricultor, a Associtrus tem desempenhado muito bem esse papel”, disse Leopoldo.

Exemplo – A distribuição de suco de laranja na merenda escolar foi destacado pelo ministro. “O produto, com força no mercado interno, tem estabilidade, por isso, o estímulo ao consumo do suco de laranja deve ser feito diariamente por todos. O exemplo de Bebedouro, que distribui o suco de laranja na merenda escolar, deve ser seguido”, disse.

O prefeito de Bebedouro, Hélio Bastos (PMDB), expôs as dificuldades dos municípios citrícolas. “Esperamos contar com o apoio do governo para a retomada do crescimento da citricultura, afinal, quando a laranja e o agronegócio vão bem, tudo melhora”, observou.

Consecitrus

O ministro Roberto Rodrigues anunciou para os próximos quinze dias a apresentação de um esboço do Consecitrus – contrato padrão semelhante ao Consecana -, já que o ministério assumiu a responsabilidade pela elaboração do contrato desde que a Abecitrus (Associação dos Exportadores de Citros) se retirou da Câmara Setorial da Citricultura. “A Câmara Setorial é um mecanismo voluntário. O governo oferece o seu respaldo para que os setores se unam e para que, a partir de discussões, gerem políticas de interesse coletivo que harmonizem as regras da cadeia produtiva. O que pretendo é formular políticas de interesse da cadeia produtiva como um todo.

Infelizmente, não posso obrigar ninguém a participar da Câmara Setorial, mas acredito que a não participação é uma demonstração de pouco compromisso com a própria cadeia e, sobretudo, com a democracia, regime do debate, da discussão, da busca pelo consenso. Todos precisam aprender a lidar com a democracia, que é uma das mais formas mais maravilhosas de governo. As agressões institucionais não podem impedir o avanço das negociações, que são muito maiores do que as relações pessoais”, observou o ministro, que finalizou: “acredito que, com o amadurecimento de todas as cadeias produtivas do Brasil, a Abecitrus, ou a indústria de alguma outra forma, volte para a Câmara Setorial”.

Para fazer o download da apresentação em PowerPoint do consultor Carlos Cogo, clique AQUI.

Para ver as fotos da reunião e do jantar com o Ministro Roberto Rodrigues, clique AQUI.