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O INCENTIVO DA COCA COLA PARA NOVOS PLANTIOS DE CITRUS: O IMPACTO ECONÔMICO NA ECONOMIA DA FLÓRIDA
17 de novembro | 2014
Preparado por:
Matthew J. Salois
Carlos E. Jauregui
FLORIDA DEPARTMENT OF CITRUS
Economic and Market Research Department
P.O. Box 110249
Gainesville, Florida 32611-2049 USA
Phone: 352-392-1874
Fax: 352-392-8634
Email: msalois@ufl.edu
Introdução.
A citricultura é uma parte essencial da economia Florida fornecendo 4,62 bilião de dólares para o seu produto interno bruto e contribuindo com um impacto total de receita econômica de 8,91 bilhãode dólares. A citricultura da Flórida está, no entanto, sob a ameaça de uma série de desafios para lidar com doenças (por exemplo: cancro cítrico, citrus greening, mancha preta e tristeza), condições meteorológicas extremas (por exemplo, furacões),oferta limitada de mudas e borbulhas , desenvolvimento urbano, aumentos dos custos de energia, a política ambiental, questões trabalhistas e de incerteza devido ao longo prazo de comprometimento do negócio.
À luz dessas condições, a empresa Coca-Cola (através de sua divisão de sucos que comercializa o suco de laranja sob as marcas Minute Maid e Simply Orange) anunciou uma opção de contrato de longo prazo para os produtores de citros da Flórida que vai mitigar o risco e incerteza para alguns produtores. O contrato envolve 25 mil hectares de novas plantações de citros, o que equivale a cerca de 5 milhões de laranjeiras (metade variedades precoces-midseason e metade variedade Valência).
O objetivo deste relatório é demonstrar o valor econômico deste projeto para a economia do Estado da Flórida ao longo de um horizonte de tempo de 25 anos.
Metodologia e Hipóteses.
As projeções econômicas neste relatório tem o objetivo de indicar tendências e magnitude de impacto econômico ao longo do período considerado em oposição ao impacto econômico em uma safra especifica.
Suposições importantes são feitas sobre as taxas de erradicação e de redução de área de plantio, dos preços da laranja posta na indústria, e dos rendimentos por hectare. Os mesmos rendimentos médios por idade, são utilizados em cada safra para obter a tendência (muitos fatores determinam rendimentos em uma determinada safra, e esta análise não tenta estimar os rendimentos específicos de cada safra). Os rendimentos podem variar significativamente de ano para ano (por exemplo: no caso das laranjas, para o intervalo de confiança de 95% de há uma variação de +/- 20% em torno da tendência com base na variação exclusivamente do rendimento)) Note-se que os valores econômicos são aqui relatados, são valores não descontados durante o período de tempo de 25 anos utilizado. O horizonte de tempo de 25 anos foi escolhido para ser coerente com os dados reportados pelas estatísticas agrícolas, do Florida Serviço (FASS), que relata dados de inventário de árvore com um limiar de 25 anos e mais velhos. Assim, os rendimentos reais podem ser significativamente diferentes dos rendimentos médios utilizados aqui, como consequência o impacto econômico total previsto neste relatório podem ser significativamente diferente do impacto real que venha a ocorrer. O mesmo raciocínio vale para outras hipóteses (por exemplo, preços e taxas de perda), como eles podem variar de safra para safra.
O modelo assume um plantio único inicial de 5 milhões de árvores divididos igualmente entre variedades precoces e meia estação e variedade tardia Valência.
As taxas de perda assumidas dependem da idade da árvore e foram assumidas menores para árvores jovens, a mais alta para árvores de meia-idade e mais moderada para árvores mais velhas, como indicado pelas taxas de perdas históricas (para uma discussão ver as projeções FDOC Relatório de Produção de 2013). Em particular, as taxas de perda são assumidas 0,83% para árvores de 0-3 anos, 4,83% de árvores com idade 4-11 anos, e 3,83% para árvores com idade de 12-25 anos. Árvores são removidas com base nessas taxas de perda e que os replantios das perdas sejam feitos de acordo com as práticas de gestão atuais. Em termos de rendimentos, as caixas por árvore, bem como os sólidos solúveis por caixa usada para calcular o valor da laranja na árvore são médias das safras 2009-10, 2010-11 e 2011-12 (veja as projeções no Relatório de Produção do FDOC de 2013) .
Para obter uma aproximação dos preços para o produtor, em primeiro lugar o preço do suco de laranja (FOB) é calculado com base nas tendências atuais do preço do suco de laranja no varejo. O preço FOB representa o preço praticado pelo processador na cadeia de abastecimento. Relações históricas entre varejo e preços FOB sugerem que os preços no varejo apresentam um mark-up cerca de 60% sobre os preços FOB. O último relatório FDOC Nielsen (“top line report # 6 da safra 2012-13”) mostra o preço de 6,20 dólares por galão para suco pronto para beber (SSE) . Portanto, o nível de preços FOB é de cerca de 3,875 dólares por galão SSE o que equivale a 3,766 dólares por libra de sólidos (PS). Usando uma margem FOB de $ 1,69 por PS sobre o preço da fruta posta fabrica (o que representa o valor adicional para processamento da fruta, armazenamento e produção dos subprodutos ),o preço calculado para a fruta entregue na fábrica é de cerca de $ 2,076 por PS.
Resultados e Conclusões.
A tabela 1 resume o impacto econômico estimado para os próximos 25 anos das 5.000.000 novas laranjeiras plantadas, resultantes do incentivo do contrato Coca-Cola. O impacto econômico direto de 5 milhões de pés de laranja no nível FOB é de cerca de 4,8 bilhões dólares ao longo do período de 25 anos (ou cerca de 192 milhões dólares americanos em uma base anual). Para adicionar os impactos econômicos indiretos e induzidos, um multiplicador é calculado utilizando os resultados dos “Impactos Econômicos da Indústria de Citros da Flórida em 2007-08”, de Mohammad Rahmani e Alan W. Hodges na Universidade da Flórida, que é de 2,2.
O impacto econômico total (incluindo os impactos indiretos e induzidos diretos) no período de 25 anos é 10,562 bilhões dólares ou 422 milhões dólares por ano. Ganhos fiscais indiretos são obtidos usando a suposição de Rahmani e Hodges (2009) de que tais ganhos são 3,5% do impacto económico total.
Da mesma forma, Rahmani e Hodges (2009) calculam que 21,36 empregos são adicionados à economia estadual para cada milhão adicional de ganhos anuais totais FOB . Por isso, ao longo do período de 25 anos o plantio vai ter induzido mais de $ 369 milhões de dólares em ganhos fiscais indiretos e terá adicionado mais de 4.100 novos postos de trabalho para a economia do estado. Os impactos econômicos estimados apresentados neste estudo são baseados em valores bem documentados para a produção de citros.
Limitações da análise devem, no entanto, ser consideradas na interpretação dos resultados. Em particular, o modelo econômico é baseado em vários pressupostos fundamentais (discutidos acima), que podem variar de safra a safra, dependendo das condições de mercado e as perturbações não-mercado (por exemplo, furacões, doenças pressões extremas, etc). No entanto, este relatório demonstra que o crescimento da atividade econômica no setor de citros é uma integral. Os empregos calculados representam apenas ganhos no emprego direto e não incluem todos os ganhos que podem resultar da impactos indiretos e induzidos.
Tabela 1. O impacto econômico total (25 anos) e anual de um novo plantio de citros
References
Florida Department of Agriculture and Consumer Services. 2012. Budwood Annual Report.
Division of Plant Industry, Bureau of Citrus Budwood Registration.
(Available at: www.freshfromflorida.com).
Florida Department of Citrus. 2013. Florida Citrus Production Trends: 2014-15 through 2022-23.
Economic and Market Research Department, Gainesville, FL.
(Available at: www.box.com/shared)
Florida Department of Citrus. 2013. Nielsen Retail Sales Monthly Topline Report #6. Economic
and Market Research Department, Gainesville, FL.
(Available at: www.box.com/shared).
Rahmani M, Hodges AW. 2009. Economic impacts of the Florida citrus industry in 2007-08.
Electronic Data Information Source (EDIS) FE802. University of Florida, Gainesville, FL.
Available at: edis.ifas.ufl.edu