Notícias

Últimas Notícias

Preço da laranja sobe para consumidor final.

03 de março | 2008

Preço da laranja sobe e redução pode acontecer apenas em abril


 


 


06/02/08
Gazeta de Limeira


 


A entressafra da laranja no Estado de São Paulo fez o preço da fruta disparar para o consumidor. Segundo especialistas, a maior parte da produção está sendo destinada às indústrias, o que gera aumento do valor do produto no comércio. Uma possível redução poderá acontecer apenas em abril.


 


 


Alguns comerciantes ainda não repassaram o reajuste para os consumidores, outros já iniciaram a fase da remarcação dos preços, porém a maioria descreveu que o repasse acontecerá entre essa e a próxima semana.

Pesquisa informal realizada pela Gazeta verificou que o preço médio da dúzia da fruta saltou de R$ 1,60 para R$ 2. Valor que provavelmente será mantido até abril, período em que encerra a entressafra. “Na quitanda perto de casa, a dúzia da laranja subiu nesse fim de semana. Talvez em dias de promoções encontremos a fruta mais barata”, comentou a dona de casa Benedita Toledo Machado, acrescentando que o repasse foi uma surpresa. “Quando vi os novos preços me assustei. Parece pouco, mas no orçamento doméstico faz muita diferença”.

Segundo Josiane Vieira Cardoso, proprietária da Quitanda do Arlindo, além da entressafra o outro motivo que pode auxiliar na alta do preço da fruta é o clima. De acordo com ela, o clima seco, justamente no momento da florada, pode reduzir a produção e prejudicar a safra futura.

Na quitanda DisK-Tropical o repasse aconteceu há dez dias, período em que a proprietária, Claudinéia Tetzner recebeu a nova remessa da fruta. Segundo ela, mesmo com o repasse não houve queda no consumo do produto e nem muitas reclamações sobre o novo preço. “A safra da laranja tem início em maio e vai até dezembro, fora desse período encontrar o produto com preço baixo é quase um milagre”, brincou.

Levantamento divulgado anteontem pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) mostrou que de dezembro até a data de divulgação da pesquisa, a caixa da laranja teve alta de 10,27% para a indústria e de 9,2% para os sacolões.

Imprimir