Notícias
Últimas Notícias
Preço do suco de laranja sobe 15,3% em outubro
31 de outubro | 2006
Nova York, 31 de Outubro de 2006 – Os contratos futuros de suco de laranja subiram neste mês 15,3%. As sucessivas altas das cotações nos últimos meses fazem desse período o mais longo desde dezembro de 2004. Para os especialistas, as previsões de que a produção de cítricos continuará diminuindo na Flórida, estado norte-americano que é o segundo maior produtor de laranja do mundo.
A produção de laranja da Flórida recuará para o seu nível mais baixo dos últimos 17 anos em 2007. A causa da retração da oferta da fruta no mercado dos Estados Unidos é resultado dos danos causados pelos furacões ocorridos durante o ano passado. Soma-se a isso, o clima seco num período em que a umidade é importante para o desenvolvimento das frutas. Outro motivo de preocupação é a disseminação da doença do cancro cítrico, que poderá limitar a produção por mais dois anos, caso não seja controlada adequadamente.
Com isso, os preços da laranja deram um salto de 65% nos últimos 12 meses. Na semana passada, as cotações da fruta alcançaram o seu nível mais elevado dos últimos 16 anos. Com isso, a Coca-Cola Co. Informou ontem que aumentará o preço de seus sucos Minute Maid pela quarta vez do último período de um ano.
“Estamos diante de uma escassez de oferta”, disse Sandra Pappas, presidente da Citrus Trading Associates de Nova York. “Isso vai continuar. A dimensão da safra se manterá pequena durante os próximos anos. Pode demorar até que as novas lavouras consigam cobrir o déficit”.
Os contratos futuros de suco de laranja para entrega em janeiro subiram 0,5 centavo de dólar por libra peso, ou 0,3%, para US$ 1,978 na Bolsa de Commodities de Nova York (Nybot). Na semana passada, os preços subiram 2% e vêm registrando altas há sete pregões consecutivos, seu mais longo período de alta desde que o suco de laranja subiu por oito pregões consecutivos, em série encerrada em 10 de dezembro de 2004.
A Flórida produzirá 135 milhões de caixas de laranja na temporada 2006/07, quantidade 8,7% inferior às 147,9 milhões de caixas da safra anterior, que compõem a última estimativa corrigida, disse o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em 12 de outubro passado. A Flórida produziu 242 milhões de caixas de laranja de 40,8 quilos em 2004. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de laranja.
kicker: Especialistas dizem que a produção na Flórida deverá manter-se em queda pelo efeito do clima e do cancro cítrico
(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados – Pág. 12)(Bloomberg News)