Notícias

Últimas Notícias

Previsão gera dúvidas e incertezas no mercado de citros.

21 de agosto | 2007

A previsão da consultora Elizabeth Steger para a safra da Flórida, 198 milhões de caixas, tem gerado controvérsias entre analistas do setor citrícola. Os números surpreenderam as expectativas do mercado que aguardava, no máximo, uma previsão de 170 milhões de caixas. Segundo alguns analistas, a Louis Citrus Dreyfus – proprietária da Coinbra no Brasil –divulgou, na Flórida, uma previsão de 180 milhões de caixas. Segundo dados do Cepea, a diferença das previsões, não significa que o grupo Louis Dreyfus seja mais qualificado que a consultora Steger para produzir estatísticas. Muitos acreditam que Steger tem um levantamento mais apurado e que acertou na produtividade dos pomares, mas, a dúvida, é se ela tem o número correto de quantidade de árvores em produção, já que o último censo foi realizado em 2006.

Em 2006, a estimativa da consultora (123 milhões de caixas) chegou próximo do volume colhido na Flórida (129 milhões de caixas). Já na safra 2005/06, Steger previu 206,6 milhões caixas e a Flórida colheu 149,8 milhões.

Enquanto o USDA não divulgar o número oficial da previsão da safra da Flórida, que começa em outubro, os preços seguem pressionados na Bolsa de Nova York, valendo em torno de R$ 1.800,00/t.

No Brasil, as indústrias se aproveitam da situação para pagar menos aos produtores. Muitos já receberam menos que o preço médio divulgado pelo Cepea, em torno de R$ 9,00/cx. de 40,8 Kg.

ASSOCITRUS