Notícias

Últimas Notícias

RELEMBRANDO: definida a criação do Consecitrus

27 de março | 2012

30 de março de 2011 | 16h34
Fernanda Yoneya

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, e representantes da cadeia produtiva citrícola reuniram-se ontem, em São Paulo, e definiram a criação do grupo técnico para discussão dos parâmetros de remuneração dos produtores de laranja. Informalmente chamado de Consecitrus (tomando como base os moldes do Consecana), o grupo será coordenado pelo professor Alexandre Mendonça de Barros, da MB Associados.

Segundo informações da Secretaria de Agricultura paulista, na reunião ficou estabelecido que as entidades indicarão técnicos da área financeira para participar do grupo. O secretário João Sampaio continua como coordenador dos trabalhos com as entidades representativas. Toda e qualquer definição técnica passa pelo referendo das entidades que formam o Consecitrus, cujo estatuto será discutido por nós, paralelamente aos trabalhos do grupo técnico. Nosso objetivo é colocar o Consecitrus em pleno funcionamento no segundo semestre, disse o secretário.

Mendonça de Barros, que participou da revisão do Consecana em 2005, explicou que dois conceitos centrais devem basear o grupo, que se reunirá semanalmente ou quinzenalmente até o fechamento do modelo. A construção do modelo passa pelo conceito da divisão de riscos e benefícios dentro da cadeia. Queremos encontrar um indicador o mais simples possível. E sempre lembrando: o Consecitrus é de adesão voluntária. Ele só será forte se for consensual e isso passa pelo nosso trabalho técnico.

Até a criação do grupo técnico e a discussão do estatuto do Consecitrus foram mais de dez reuniões. A agenda da citricultura tem sido construída ao longo destes últimos quatro anos e vamos prosseguir até que o conselho esteja funcionando a todo vapor, garantiu Sampaio.

Participaram da reunião de ontem a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), Sociedade Rural Brasileira (SRB), Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) e Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus).

Em dezembro, debate na TV Estadão promovido pelo suplemento Agrícola recebeu o secretário João Sampaio; o diretor do Departamento de Citricultura da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Gastão Crocco; o presidente da CitrusBR, Christian Lohbauer; o presidente da Associtrus, Flávio Viegas; o diretor-corporativo da Cutrale (a maior empresa de suco de laranja do mundo), Carlos Viacava, e o presidente do Sindicato Rural de Bebedouro (uma das principais regiões citrícolas do Estado), José Osvaldo Junqueira Franco.