Notícias
Últimas Notícias
Risco de crédito da Credicitrus é o mais baixo
27 de fevereiro | 2008
Rating da cooperativa aponta elevada capacidade de saldar compromissos
A segurança de crédito com que a Credicitrus opera é a mais alta de todas as cooperativas de crédito rural brasileiras. Em 2006, a cooperativa já havia sido classificada no nível de risco (ou rating) A1+. Em 2007, obteve classificação ainda mais alta, passando para o nível A2-.
Siguetoci Matusita, diretor de Planejamento e Controle da Credicitrus, acentua: “O baixo risco de crédito – ou seja, a alta capacidade de saldar compromissos – é um dos indicadores mais relevantes da eficiência administrativa de nossa cooperativa, que neste ano completa 25 anos de história sempre equilibrada, revelando a cautela com que cercamos todas as nossas operações, em benefício de todos os cooperados”.
Ele explica que a classificação de risco é atribuída, depois de exaustivas análises, pelo Comitê de Risco LFRating e do Riskcoop. Ao todo são nove ratings, em escala ascendente de segurança: D, C1, C2, B1, B2, B3, A1, A2 e A3.
As organizações classificadas no nível A apresentam alta segurança ou risco baixo. O rating A2, no qual está a Credicitrus, significa: “Muito boa condição geral de risco. As bases financeira e estrutural são fortes e resistem, no longo prazo, à maioria das mudanças conjunturais e estruturais da economia”.