Notícias

Últimas Notícias

Safra de laranja é estimada em 278,9 milhões de caixas

20 de maio | 2015

Companhias devem produzir 810 mil toneladas de suco de laranja

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) prevê que a produção de laranja no Cinturão Citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro na safra 2015/2016 de atingir 278,9 mil caixa de 40,8 kg. Os dados fazem parte da pesquisa inédita desenvolvida pelo Fundecitrus no Projeto Estimativa de Safra (PES), que estimou o parque citrícola em 174,13 milhões plantas produtivas e a produtividade média em 1,6 caixa por árvore.

Associação Nacional dos Exportadores de Sucos (CitruBr) calcula que 218,9 milhões de caixas de laranja devem ser destinadas ao processamento industrial, levando em conta que 60 milhões de caixas devem ser destinadas ao consumo doméstico e exportação in natura.

A CitrusBR, com base em informações de mercado, estima um rendimento industrial médio para esta próxima safra da ordem de 270 caixas de 40,8 kg necessárias para a produção de uma tonelada de FCOJ Equivalente a 66º Brix. Segundo a entidade, se a estimativa for confirmada a produção total de suco de laranja deve alcançar 810,7 mil toneladas de FCOJ equivalente, o que representará uma queda de 28% (ou 311,3 mil toneladas) em relação à produção de 1,122 milhão de toneladas na safra passada.

Para a safra 2015/2016 aproximadamente 30% do pegamento da florada dos pomares se deu em frutos de terceira e quarta florada. Isso significa que uma grande parcela da produção da safra 2015/2016 será de frutas temporãs ou off season Bloom que se caracterizam por ensejar um baixíssimo rendimento industrial. Essas frutas, em razão disso, se tornam antieconômicas para o processamento industrial de suco de laranja, diz a CitrusBR em nota.

A entidade observa que o levantamento do Fundecitrus mostrou que apenas as terceiras e quartas floradas somam 27,8 milhões de caixas, ou 10% da produção. Essas frutas, pelas condições acima descritas, não devem ser processadas pela indústria. Por outro lado são colhidas durante os meses de entressafra (fevereiro, março e abril), justamente o pico do consumo de frutas in natura no mercado doméstico, o que justifica maior oferta para os mercados domésticos e de exportação de fruta in natura, diz a entidade.

Na avaliação da CitruBR, a estimativa de queda na projeção de produção de suco de laranja para a safra 2015/16 confirma a tendência gradual de redução nos estoques verificados nos últimos dois anos. Dessa forma, acredita-se que os níveis de estoques de suco de laranja em posse das indústrias processadoras nas datas de passagem de safra em 30 de Junho de 2016 venham a estar em situação de equilíbrio técnico.

A CitrusBR em breve, longo após o fechamento do ciclo atual, publicará os dados referentes ao processamento total de laranja, rendimento industrial e produção de suco de laranja para a safra 2014/2015. Como de costume, serão divulgados os dados auditados de estoques globais de suco de laranja em 30 de Junho de 2015, e projeções de estoques de suco de laranja para 30 de Junho de 2016.

Fonte: Globo Rural