Notícias

Últimas Notícias

Safra menor da Flórida elevará exportação do suco brasileiro

16 de outubro | 2007

 Citricultores vêem melhora no preço de venda da caixa de laranja.


  


Melhora no preço da caixa de laranja. É o que esperam entidades representativas dos citricultores, com o anúncio da estimativa de safra da Flórida. A redução é de 174 milhões para 168 milhões de caixas, apontam números do Depto. de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O órgão já estimava redução da safra de laranja no Inventário de Pomares Comerciais de Citrus, divulgado dia 14 de setembro, quando registrava menos dois milhões de pés na Flórida, que concentra 56% da produção americana.


Havia a expectativa no mercado de recuperação dos pomares da Flórida, com base na estimativa de produção da consultora independente, Elizabeth Steger, que apostava numa produção entre 198 milhões a 200 milhões de caixas.


Apesar dos resultados de queda, o USDA planeja aumentar em 30% a produção na safra de 2008/2009, com ações governamentais de estímulo à produção.


 


Outros fatores – Os pomares da Flórida foram afetados por furações nos últimos dois anos. Os efeitos climáticos também estariam relacionados à disseminação do cancro cítrico em importantes regiões produtoras. Para piorar o cenário, o aparecimento do greening em pomares americanos tem desencorajado os produtores a persistirem na cultura, especialmente por causa da falta de antídoto contra a doença.


 


Seca – Outra possibilidade de aumento do preço da caixa de laranja está no período de estiagem no Brasil – Em São Paulo, desde junho. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Inpe prevê o retorno das chuvas para novembro.


O presidente do Sindicato Rural de Bebedouro, José Osvaldo Junqueira Franco, estima redução de 5% na safra brasileira deste ano e o comprometimento da oferta de laranja na próxima  safra. As altas temperaturas dos últimos meses pode ter prejudicado a florada de setembro. O período sem chuva atinge principalmente o Sudeste do país, maior produtor do país, onde se concentram 86,5% das exportações brasileiras de frutas processadas.


 


Panorama atual – As exportações brasileiras de suco dispararam 75,74% de janeiro a agosto de 2007, se comparada ao mesmo período do ano passado. Dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, demonstram crescimento do faturamento de US$ 876,47 milhões, nos primeiros oito meses de 2006, para US$ 1,54 bilhão, no mesmo período deste ano.


 


Repercussão – O presidente da Associtrus, Flávio Viegas, de Bebedouro, não está surpreso com os números da Flórida: “havia uma superestimativa”. Ele espera que este dado possa valorizar o preço da caixa de laranja. Viegas está em Colônia, na Alemanha, para participar do World Juice, feira internacional do setor.


O diretor de Citrus da LD Commodities (com unidade em Bebedouro), Henrique Freitas, foi procurado pela Gazeta, mas também se encontra em Colonia, no World Juice. Segundo a Assessoria de Imprensa, a direção da empresa só deverá se manifestar na próxima semana, com o fim da reunião na Alemanha.


 


Fonte: Gazeta de Bebedouro

Imprimir