Notícias
Últimas Notícias
Safra paulista se igualará à de 2006, avalia Cutrale.
13 de março | 2007
A safra de laranja do Estado de São Paulo, o maior produtor mundial da fruta, recebeu chuva suficiente e será quase igual à safra do ano passado, disse José Luis Cutrale, o maior fabricante mundial de suco de laranja.
Uma quantidade de chuva maior do que a normal registrada em São Paulo durante os últimos três meses está ajudando a aumentar a produção dos pomares, mesmo após alguns produtores terem convertido suas lavouras para a produção de cana, disse Cutrale, 60, em entrevista no último dia 10. A safra de laranja terá início no próximo mês de junho.
“As chuvas ajudaram as fazendas”, disse Cutrale, que é presidente da Sucocítrico Cutrale. “Tudo foi bem”.
A produção do estado, que fornece 80% da fruta utilizada na fabricação de suco de laranja pelo Brasil, será equivalente à safra do ano passado, disse Cutrale, sem fornecer uma estimativa. São Paulo produziu 348,4 milhões de caixas de 40,8 quilos na última safra, numa queda de 4 milhões em relação a 2005, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA).
O suco de laranja subiu 49% nos últimos 12 meses na Bolsa de Nova York e atingiu seu preço de fechamento recorde, de US$ 2,0815, em 8 de dezembro do ano passado, devido ao receio de que a produção estaria declinando na Flórida, estado norte-americano que é o segundo maior produtor mundial de laranja.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê que a produção de laranja do Brasil recuará 1,1%, à medida que alguns produtores migram para a cana para atender a demanda por etanol. Este ano, a safra de laranja do Brasil recuará para 17,9 milhões de toneladas, ante 18,1 milhões de toneladas de 2006, disse o IBGE no último dia 8 de março.
Bloomberg – publicado pelo DCI