Notícias

Últimas Notícias

SAIBA MAIS! Rally do FUNDECITRUS, A CONTA SOBROU PRO CITRICULTOR!

17 de novembro | 2007

CARTA ABERTA A ASSOCITRUS,


Prezado Dr. Flávio de Carvalho Pinto Viegas,


Gostaria de informar que participei do Rally do FUNDECITRUS realizado em São Manuel no dia 14/11/2007.


Após brilhante palestra sobre o Agronegócio-Laranja, o Prof. Dr. Frederico Fonseca Lopes, pesquisador do PENSA/USP, tratou do Novo Estatuto do FUNDECITRUS, na reunião de citricultores em São Manuel.


Durante a exposição, ficou claro que o FUNDECITRUS vai ser transformado em uma Associação de Produtores e de Viveiristas de Citros, para se adaptar ao Novo Código Civil Brasileiro.


As indústrias não vão participar da Associação.


O novo FUNDECITRUS vai ampliar e diversificar as atividades do atual FUNDECITRUS.


Não se sabe qual é o valor da contribuição que os produtores e viveiristas vão ter que pagar ao Novo FUNDECITRUS, uma vez que as indústrias vão deixar de contribuir. O valor da contribuição vai depender, também, da programação de atividades do Novo FUNDECITRUS.


Ainda com respeito a contribuição, foi esclarecido que ela deverá ser feita por planta, e não por caixa, como é feita atualmente.


Na fase de debates, houve intensa participação dos presentes no rally. Contudo, acredito que os citricultores não gostaram das proposições apresentadas para o Estatuto do Novo FUNDECITRUS, pois consideram que:


1)       – As indústrias devem continuar contribuindo com o FUNDECITRUS, na mesma proporção que os produtores!


2)       – A forma de contribuição não deve ser alterada! Ela deve ser por caixa!


3)       – As contribuições deveriam ser feitas em dólares!


4)       – As atividades do FUNDECITRUS deveriam se restringir ao Estado de São Paulo.


Por outro lado, os citricultores disseram que as despesas do FUNDECITRUS estão aumentando muito, mas a freqüência das visitas às propriedades está diminuindo.


Ao término da reunião, os participantes preencheram dois formulários, um para opinar sobre as atividades do FUNDECITRUS e, outro, sobre as alterações que se pretende introduzir no Estatuto do Novo FUNDECITRUS.


Resta saber, se as respostas dadas aos questionários vão confirmar, ou não, as proposições verbais feitas pelos citricultores.


Como vários amigos tem perguntado como foi a reunião do FUNDECITRUS com os citricultores em São Manuel, acredito que seria oportuno divulgar estas informações no site da ASSOCITRUS.


Agradeço sua atenção, e desejo sucesso aos participantes do Rally do FUNDECITRUS, que vai ser realizado em Bebedouro no dia 20/11/2007.


Atenciosamente,


Prof. Dr. Antonio Tubelis,


Botucatu, 16 de Novembro de 2007.