Notícias

Últimas Notícias

Secretário quer harmonia na citricultura paulista.

08 de agosto | 2007

Secretário da Agricultura, João Sampaio Filho, se compromete a trabalhar no levantamento da safra e do parque citrícola de S. Paulo e a criar uma data para a divulgação anual dos dados

O secretário de Agricultura, João Sampaio Filho, promoveu, na última segunda-feira (6), reunião com os representantes das indústrias de suco Cutrale, Citrosuco, Louis Dreyfus Commodities, Citrovita e Montecitrus na tentativa de estabelecer harmonia na citricultura paulista. “Colocamos em pauta três grandes desafios: defesa sanitária, acesso a mercados e criação de uma “regra de convivência”, que estabeleceria, de forma transparente, parâmetros de preços com o objetivo de acabar com o estresse e a disputa entre produtores e indústrias”, disse João Sampaio, quando da sua participação na abertura da 8ª Feacoop (Feira de Agronegócios Coopercitrus), ontem (7), em Bebedouro.

As indústrias Citrosuco e Citrovita ficaram de estudar a idéia e outras três e a Abecitrus já aceitaram as propostas do Secretário.

As indústrias solicitaram ao governo paulista a melhoria das pesquisas de levantamento da safra paulista de laranja, com investimentos em tecnologia e melhoria da divulgação dos dados. “O Estado de São Paulo é o maior produtor de laranja do mundo, por isso vamos valorizar o trabalho estatístico. O foco da Secretaria estará na modernização da coleta de informações para previsão de safra, tema pleiteado também pelos produtores. Posso garantir que vai haver a divulgação, diferenciada e exclusiva, da safra e do parque citrícola paulista. Vamos criar uma metodologia moderna e avançada, ouvir as sugestões dos produtores e das indústrias e criar uma data para divulgar estes dados todos os anos”, informou o secretário.

Uma segunda reunião com representantes das indústrias deve acontecer ainda este mês. “Depois vamos reunir todos (produtores e indústrias) para discutir as melhorias para a citricultura como um todo”, finalizou João Sampaio Filho.