RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS PARA UMA BOA PRODUÇÃO CITRÍCOLA

22/10/2008

Em face às ocorrências cada vez maiores de doenças e pragas na cultura dos citros é de vital importância para a continuidade do negócio a observância de algumas técnicas de prevenção de entrada de doenças e pragas na propriedade e mais especificamente no pomar.  São elas:

1.      Comprar mudas sadias e de boa qualidade genética, livres de vetores de doenças e de pragas e doenças.

2.      Tomar os cuidados necessários para evitar que doenças de pragas se instalem na propriedade:

a.    Fechar a propriedade para evitar o trânsito de pessoas não autorizadas de circularem pelos talhões.  Como nós sabemos o cancro cítrico é uma doença causada por uma bactéria (Xanthomonas axonopodis p.v. citri). O principal responsável pela disseminação da doença é o próprio homem, que leva as bactérias de um lugar para outro nos materiais de colheita, em veículos, máquinas e implementos, ou mesmo por meio do transporte de folhas, ramos e frutos.  Por isso a necessidade de se fechar a propriedade para evitar que pessoas possam trazer essa bactéria desavisadamente, ou seja, a bactéria pode vir no veículo, sapatos, roupas, ferramentas tais como canivete, faca, enxada, etc.  A bactéria pode vir, às vezes, carregada pelo vento e por isso é importante também o plantio de quebra-ventos para tentar impedir que a bactéria entre em contato com as plantas sadias.  A região sul do estado de São Paulo é uma região com presença de cancro cítrico como constatado pelo levantamento do Fundecitrus de 2008.  Numa região com presença de cancro cítrico, como é o caso de Avaré,  é mais importante ainda seguir essas recomendações.  Outra recomendação importante é fazer inspeções periódicas para detectar a presença ou não da bactéria no pomar.  A inspeção é feita em 20% da área e se achar a doença deve ser cumprida a lei que manda erradicar a(s) planta(s) doente(s).  Se a porcentagem for menor ou igual a 0,5% erradica-se o foco e mais um raio de 30 m à partir desse foco.  Já se a contaminação for superior a 0,5% erradica-se todo o talhão.

b.    Com o aparecimento do Hualongbing (greening) de se seguir as recomendações anteriores para cancro cítrico e mais algumas como o controle químico do Psilideo que é o transmissor da doença.

c.    Controle de larva minadora dos citros que podem favorecer o aparecimento de doenças causadas por bactérias mais especificamente o cancro cítrico.

3.      Controle fitossanitário adequado em face de todas essas pragas e doenças, utilizando produtos certos nos momentos certos para evitar o descontrole e desequilíbrio ecológico.

 

Â