Preço da caixa da laranja está quatro vezes maior essa safra

31/05/2010
Melhor remuneração anima citricultores, que já pensam em investimentos
EPTV.com - Caminhos da Roça

O trabalho nos pomares começou em clima de otimismo. Os funcionários estão ganhando mais pela caixa de laranja colhida. Antônio Escudeiro sempre trabalho na lavoura e conta que esse ano, o salário dele aumentou. " O preço estava ruim, a gente ganhava 30 centavos a caixa, agora esse ano está pagando 60 centavos. Assim é melhor para gente e melhor para o produtor também", diz o trabalhador.

O produtor rural Rogério Bombarda tem 200 mil pés de laranja, em Taquaritinga. A metade da produção, que é precoce, da variedade hâmile, foi vendida para a indústria. Ele fechou negócio a 13 reais, a caixa. Para o restante espera um lucro ainda maior. "Esse ano está sendo bom comparado com os outros anos. Mas investimentos, acredito que seja para o ano que vem. Esse ano fica para pagar as contas", diz Rogério.

O preço está quatro vezes maior porque a produção no estado caiu 30% nesta safra. A chuva excessiva na época da florada e a falta de investimento nos pomares contribuíram para esta oferta menor. O presidente do Sindicato Rural de Taquaritinga explica que por causa do endividamento, os produtores fizeram menos tratos culturais. "O básico foi feito só para manter a árvore viva, por outro lado também, nós temos pragas e doenças que nos obrigam a fazer mais de 30 pulverização por ano",

Para aproveitar o bom momento do mercado, o produtor José Carlos Previdelli vendeu 30% da produção para a indústria. Os outros 70% que são de variedades tardias, o produtor optou por arriscar.

"As peras e valências que é uma fruta mais tardia eu queria esperar para ver se consigo um preço melhor. É um risco, mas eu acredito que é possível", diz o produtor.