CITRICULTURA NA PAUTA DOS DEPUTADOS.

04/12/2007

CITRICULTURA NA PAUTA DOS DEPUTADOS

Criada em 24/10, a Frente Parlamentar de Apoio à Citricultura Paulista, presidida pelo deputado estadual Davi Zaia, tem encontro com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, nesta terça-feira (4/12) a partir das 9 horas, no Gabinete da Pasta.

Na pauta da reunião, a contribuição do Legislativo no modelo de convivência do setor, no qual a Secretaria vem trabalhando em conjunto com a cadeia produtiva. Devem estar presentes de 10 a 15 deputados integrantes da Frente.

O setor da citricultura está em permanente diálogo, numa iniciativa da Secretaria de Agricultura iniciada em agosto.

Os encontros reúnem representantes de produtores, de indústrias processadoras de sucos de laranja e pesquisadores da Secretaria e de outras instituições para discutir ações objetivas para um acordo de convivência, combate às doenças e estudos sobre os números de estimativa de safra do setor.

A Frente Parlamentar surgiu em outubro com esses mesmos objetivos, atua em conjunto com a Comissão de Agricultura, que possui caráter permanente na Assembléia Legislativa, para discutir e propor ações de fortalecimento da citricultura. Quarenta e um deputados estaduais compõem a Frente.

REUNIÃO TÉCNICA – Nesta mesma terça (4/12), a partir das 14 horas, no gabinete do secretário, ocorre reunião entre os representantes do setor e pesquisadores da Secretaria e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Cepea/Esalq/USP), dando continuidade aos trabalhos de construção do modelo de convivência entre produtores e indústria.

A citricultura paulista é o terceiro item no valor da produção agropecuária e nas exportações do agronegócio, perdendo para cana e carne bovina em ambos os referenciais.

Geradora de 400 mil empregos, é de grande importância para o desenvolvimento agrícola do Estado e é composta por boa parte da chamada classe média rural.

São Paulo detém 97% das exportações brasileiras de suco da fruta e possui o maior pomar do mundo, com cerca de 200 milhões de pés de laranja.

Data Edição: 04/12/07

Fonte: Entrelinhas - Botucatu