Logo

Últimas Notícias

Citros: museu da laranja deve sair do papel com Lei Rouanet

03 de janeiro | 2005

Ribeirão Preto – O Ministério Cultura autorizou na sexta-feira (31) a captação de R$ 350,6 mil, referente à primeira parcela de um investimento previsto de R$ 10 milhões para o projeto do Centro de Memória e Conhecimento da Citricultura (CitruScientia), conhecido como o Museu da Laranja. Com a liberação, o projeto, que esteve ameaçado de ser engavetado, deve sair do papel e ter suas obras iniciadas em breve em Araraquara (SP), centro da citricultura brasileira.

Os recursos serão captados por meio da Lei Rouanet após a pressão do prefeito local, Edinho Silva, que fora informado, por meio dos empresários do setor, que o projeto tinha sido recusado pelo ministério. A alegação era que a laranja não tinha importância histórica como café e a cana têm para o País.

Desde março de 2005, a prefeitura da cidade paulista cedeu aos coordenadores do projeto CitruScientia o uso do terreno de 14 mil metros quadrados para a construção do museu, com 9 mil metros quadrados de área. O projeto está sendo viabilizado com o apoio da Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos (Abecitrus), do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e do Instituto Uniemp – Fórum Permanente das Relações Universidade Empresa.

(Crédito: Gustavo Porto – Agestado)