02 de maio | 2008
O presidente da Associação Brasileira de Citricultura (Associtrus), Flávio Viegas, afirmou ontem que a safra paulista de laranja deve sofrer quebra de aproximadamente 30% em função de problemas climáticos registrados ano passado e redução no número de plantas em produção. Viegas concedeu entrevista coletiva durante a Agrishow 2008 e criticou a inexistência de um levantamento mais preciso sobre a produção de citros no Estado de São Paulo e no Brasil, impedindo que o produtor fique sujeito à especulações e receba menos pela fruta. Uma estimativa que indique que a produção de laranja será 50 milhões de caixas maior implica em uma perda de até R$ 1 bilhão* para o setor de produção.
De acordo com a Associtrus, a safra 2008/2009 é estimada em 280 milhões de caixas padrão de 40,8 quilos. Ele afirmou que na próxima semana vai se reunir com o secretário João de Almeida Sampaio para discutir a questão de levantamentos mais precisos de produção e a implantação do programa Geosafras. Segundo Viegas, a implantação do Geosafras vem sendo discutida desde que Roberto Rodrigues era ministro da Agricultura e Pecuária. Na ocasião, deveria ser feito um entendimento entre o Mapa e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, mas a proposta não progrediu.
* A Associtrus completa seu raciocínio: O Sr. Flávio Viegas disse que uma estimativa de produção com erro de 50 milhões de caixas, altera o preço do suco na Bolsa em U$1.000 (mil dólares) para cima ou para baixo e como as exportaçoes anuais do Brasil såo de 1 milhåo de toneladas de suco, a evasåo é de 1 bilhåo de dólares anuais.
Fonte: Diário Web