- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


O suco de frutas na merenda escolar.

26/06/2008

Est? em tramita??o na Assembl?ia Legislativa do Estado de S?o Paulo um projeto de lei, de minha autoria, que prev? a inclus?o do suco de frutas natural na merenda escolar dos alunos dos estabelecimentos de ensino p?blico do Estado. Minha inten??o ao apresent?-lo ? estimular nas crian?as o saud?vel h?bito de consumir um alimento de reconhecidas propriedades nutricionais.

O suco de frutas natural ? rico em vitaminas e sais minerais, auxilia o crescimento, aumenta a disposi??o e a capacidade de concentra??o do aluno, contribui para o bom funcionamento do organismo, enfim, trata-se de um indispens?vel complemento alimentar, f?cil de ser ingerido pelas crian?as que n?o est?o acostumadas a comer frutas ?in natura?.

Para os programas de alimenta??o das escolas ser? um importante refor?o, principalmente porque, como se sabe, a merenda ? a mais importante se n?o a ?nica refei??o das crian?as provenientes de fam?lias de baixa renda.

Al?m de beneficiar a sa?de dos alunos, a ado??o do suco de frutas natural pela merenda escolar tamb?m apresenta vantagens no aspecto econ?mico, pois a aprova??o do projeto ir? beneficiar os agricultores, com o aumento das vendas do produto no mercado interno, principalmente, no caso da laranja, e de outras frutas c?tricas, que tem 70% da produ??o absorvida pela ind?stria processadora de sucos concentrados.

A ind?stria muitas vezes tamb?m planta parte da laranja utilizada na produ??o do suco concentrado e derivados e revende o produto no mercado externo com um valor agregado muito maior. O setor ? um dos mais produtivos e lucrativos do agroneg?cio com um movimento anual de exporta?es de mais de US$ 2 bilh?es ao ano.

Entretanto, h? um desequil?brio entre a situa??o do produtor que cultiva a maior parte dos mais de 200 milh?es de plantas c?tricas de 330 munic?pios do Estado, e da ind?stria processadora de sucos, respons?vel por mais de 90% do consumo mundial, que adquire quase toda a produ??o c?trica nacional e praticamente controla os pre?os pagos pela fruta.

O aumento de vendas no mercado interno, incentivado pelo desenvolvimento de campanhas de incentivo ao consumo por parte do Estado e pelas vendas aos programas de merenda escolar, abre uma nova perspectiva para o setor, al?m de contribuir para um maior equil?brio entre oferta e demanda, pois oferece ao agricultor mais uma op??o de escoamento de sua produ??o, principalmente para o excedente da safra.

A inclus?o do suco de laranja natural na merenda escolar vem sendo apontada como uma das principais sa?das para estimular o agricultor a produzir e viver dignamente com o produto de seu trabalho. Sua ado??o possibilitaria, segundo estimativas de especialistas, o escoamento de 20 milh?es de caixas anuais, somente nos munic?pios produtores do Estado de S?o Paulo.

 

Davi Zaia (PPS) ? deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 519
Total: 3.922.088
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/