- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Combate ao greening é prioridade no estado de São Paulo

07/10/2008

A Coordenadoria de Defesa Agropecu?ria (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento intensifica as a?es de combate ao greening no estado de S?o Paulo. O greening ? uma doen?a que tem preocupado produtores e representantes do setor produtivo devido ? import?ncia econ?mica da citricultura no Estado.

 

No esfor?o desenvolvido pela CDA consta a conscientiza??o dos produtores para que fa?am as inspe?es peri?dicas, erradiquem as plantas contaminadas e combatam o vetor transmissor da doen?a. J? est?o em atividade 77 novos engenheiros agr?nomos que passaram por um treinamento te?rico para nivelar os conceitos t?cnicos e legais e, na parte pratica, foram treinados para a identifica??o da doen?a, assim como os procedimentos corretos para colheita e preparo das amostras para analise. Com a parceria do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) vem tra?ando estrat?gias de a?es de combate ao greening.

 

Segundo Geysa Josefina Pala Ruiz, respons?vel pelo projeto Greening da CDA, ?o estado de S?o Paulo tem 195 munic?pios com diagn?stico positivo do greening. A inspe??o peri?dica do pomar exigida pela defesa agropecu?ria ? uma medida de extrema necessidade pois o greening ? uma doen?a controlada pelo manejo?.

 

No primeiro semestre deste ano, 65% dos citricultores com propriedades localizadas nos munic?pios onde j? foi constatada oficialmente a presen?a da doen?a entregaram os relat?rios de vistoria de plantas. ? dever do citricultor fazer as inspe?es e erradicar as plantas com sintomas da doen?a e entregar, no prazo de quinze dias, o relat?rio da inspe??o ao Escrit?rio de Defesa Agropecu?ria (Eda) da regi?o onde est? situada a propriedade. Deixar de entregar o relat?rio implica em multa de 100 unidades fiscais do estado de S?o Paulo ? Ufesps (R$ 14,88 cada unidade). A CDA est? autuando os citricultores que deixaram de entregar o relat?rio, mas a autua??o n?o desobriga a inspe??o e a entrega do relat?rio.

 

CAMPANHA: Desde o m?s de setembro est?o sendo realizados seman?rios e reuni?es com citricultores em todas as regionais do Estado visando divulgar a campanha ?Greening ? Quebra galho n?o funciona. Para resolver tem que arrancar.? A campanha, realizada pelo governo do estado ? executada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por suas coordenadorias de Defesa Agropecu?ria e Assist?ncia T?cnica Integral (Cati), Centro de Citricultura ?Sylvio Moreira?/IAC/Apta e pelo Fundecitrus para conscientizar os citricultores da import?ncia das a?es coletivas.

 

 

A citricultura paulista tem despertado o interesse de miss?es t?cnicas que v?em a S?o Paulo conhecer o trabalho desenvolvido. Esse ano o Estado recebeu miss?es da Europa e de Israel. O F?rum Nacional dos Executores de Defesa Agropecu?ria (Fonesa) com o objetivo de antecipar as providencias para evitar que a doen?a se alastre, para outros importantes Estados produtores realizou no m?s de julho passado, em Campinas, na sede da Defesa Agropecu?ria, uma reuni?o t?cnica com representantes dos ?rg?os de defesa sanit?ria vegetal dos Estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Esp?rito Santo, Goi?s e Rio de Janeiro.

 

O estado de S?o Paulo ? respons?vel pelo maior parque citr?cola do mundo e responde por 40% da produ??o mundial de laranja; 59% do processamento de suco; gera 400 mil empregos diretos; absorve 10% da m?o de obra rural; est? presente em 330 munic?pios, al?m de ser o maior consumidor mundial de suco in natura.

 

 

Data Edi??o: 07/10/08   

Fonte: www.cda.gov.sp.br


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 517
Total: 3.922.086
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/