- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Secretaria vai publicar portaria implantando estado de vigilncia

27/10/2008

Geysa: nova portaria e IN 53 aumentam obriga?es do produtor

A coordenadora do Programa Estadual de Controle ao Greening, Geysa Pala Ruiz, afirmou que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai publicar nos pr?ximos dias portaria estabelecendo estado de vigil?ncia para as propriedades rurais com pomares de citros. A medida vai exigir uma atua??o maior dos citricultores no combate ? doen?a e est? amparada pela Instru??o Normativa 53, publicada pelo Minist?rio da Agricultura no dia 16 de outubro. De acordo com Geysa Ruiz, existem 195 munic?pios no estado de S?o Paulo com pomares contaminados com greening. Na regi?o, o ?ltimo munic?pio inclu?do na lista dos que apresentam a doen?a foi Cedral. ?Antes t?nhamos detectado o problema em Adolfo?, disse.

A coordenadora disse que tanto a IN quanto a portaria dar?o mais agilidade ao trabalho de fiscaliza??o e possibilitar?o que plantas com sintomas da doen?a sejam erradicadas mais rapidamente o que vai ajudar na redu??o de in?culos (plantas com a doen?a) e, conseq?entemente, na contamina??o de ?rvores sadias no pomar ou em propriedades vizinhas. As inspe?es obrigat?rias passasm a ser trimestrais. O greening ? considerado o principal problema da citricultura mundial e pode levar a atividade a inviabilidade econ?mica.

Fonte: Di?rio da Regi?o (Carlos Eduardo de Souza)


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1179
Total: 3.911.171
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/