- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Suco de laranja pe Brasil contra EUA na OMC.

26/11/2008

Em plena despedida de George W. Bush do poder, o Brasil abre mais uma disputa comercial contra a Casa Branca. Dessa vez, o Itamaraty questiona a forma pela qual os americanos estabelecem medidas antidumping contra o suco de laranja do Pa?s. A Casa Branca sabe que vai transmitir ao presidente eleito, Barack Obama, pelo menos tr?s casos abertos nos tribunais da Organiza??o Mundial do Com?rcio (OMC) pelo Brasil contra os Estados Unidos. Al?m do suco de laranja, Obama ter? de lidar com queixas ao etanol e algod?o.

Em Genebra, a decis?o foi vista como um sinal de que o Itamaraty vai deixar claro ao pr?ximo governo americano que n?o estar? disposto a aceitar barreiras injustas ao com?rcio, mesmo que tenha comemorado a elei??o do primeiro presidente negro dos EUA e tenha esperan?as de que Obama representar? a volta da Casa Branca ao multilateralismo. O chanceler Celso Amorim chegou a pedir que a rela??o entre Obama e o Brasil fosse de parceria.

em Genebra. Ele confessou que n?o entendeu o motivo do Brasil abrir a queixa dois meses antes do fim do governo Bush.

A quest?o das barreiras ao suco de laranja ? um velho ponto de disc?rdia entre os dois governos. Os produtores da Fl?rida seriam os principais concorrentes dos brasileiros. Mas apenas agora ? que o Brasil decidiu reagir. Ontem, o governo brasileiro informou ? OMC que estava pedindo consultas aos EUA sobre suas barreiras ?s importa?es de suco de laranja. A consulta ? a primeira fase de uma disputa comercial. As informa?es s?o do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Agestado


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1484
Total: 3.911.476
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/