- Quinta-Feira 28 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Safra da laranja acaba mais cedo

09/12/2008

2008 a colheita, iniciada em setembro, vai encerrar em dezembro, um dos per?odos mais curtos da hist?ria citr?cola. Ele recorda que h? nove anos os pomares produziam at? o primeiro trimestre. Eram as conhecidas ?temporonas?.

A confirma??o do encerramento precoce ? comprovada no n?mero de rescis?es e de avisos pr?vios recebidos pelos trabalhadores, diz Gon?alo. Pelos c?lculos da entidade, 2,5 mil pessoas ter?o de sobreviver com o seguro-desemprego at? junho de 2009.

Pelas contas do presidente da Associtrus (Associa??o Brasileira de Citricultores), Fl?vio Viegas, n?o h? como negar que a redu??o da safra 2008/2009 ? fruto de quebra da produ??o, em torno de 30%, em compara??o com a safra 2007/2008. A entidade previa safra de 280 milh?es de caixas, enquanto a Secretaria da Agricultura fazia estimativas de 320 milh?es.

Viegas estranha o atraso do governo paulista em divulgar a nova estimativa. ?N?o sei qual ? a raz?o?, questiona. A assessoria de comunica??o da Secretaria, em nota, informou que ?os novos n?meros ainda est?o em fase de tabula??o e confer?ncia?.

Durante os meses de setembro e outubro, t?cnicos da Secretaria visitaram cerca de 450 propriedades para revisar a estimativa divulgada em maio deste ano, quando foi apontada produ??o de 368,2 milh?es de caixas 40,8 kg, n?mero que n?o foi consenso no setor.

Outros fatores ? De acordo com Fl?vio Viegas, os produtores em condi?es de oferecer a fruta n?o tiveram 50% dos pomares colhidos. ?Eles, fatalmente, v?o se endividar?, calcula. As ind?strias teriam justificado que n?o fariam a colheita, devido ao estoque elevado. Viegas contesta, e diz que a culpa ? do pre?o alto cobrado dos consumidores americanos e europeus por cada litro de suco.

Para piorar o cen?rio, as f?bricas demonstram pouco interesse pela aquisi??o de fruta sem contrato.

As principais variedades entregues s?o a Natal e a Val?ncia, j? que os produtores t?m dado prefer?ncia em escoar a P?ra para o consumo in natura.

Citricultores acreditam que, a partir de janeiro, as ind?strias possam manifestar maior interesse, tanto pela compra de frutas no port?o quanto pelo fechamento de novos contratos. Essa rea??o depende, por?m, da confirma??o da quebra de safra, do comportamento dos pre?os do suco no mercado internacional e da varia??o do d?lar.

Explica?es t?cnicas ? O chefe da Casa da Agricultura de Bebedouro, Walkmar Brasil de Souza Pinto, diz que a safra menor ? por causa das condi?es clim?ticas. A temperatura m?dia de 35?C em 2007 teria abortado parte da florada e atrasado a matura??o dos frutos, alterando o cronograma de colheita, explica o agr?nomo.

Com a repeti??o do quadro em 2008, Walkmar n?o est? otimista em rela??o ? pr?xima safra. ?Vai come?ar mais tarde e acabar? antes de dezembro?, calcula. A previs?o se confirmar? se as chuvas n?o ocorrerem em volume consider?vel at? dezembro.

Designado pela Secretaria da Agricultura para visitar pomares no nordeste do estado, Walkmar afirma, ainda, que a pinta-preta pode ter afetado 10% da produ??o.

Ind?strias ? Ontem (8), o presidente da Abecitrus (Associa??o Brasileira de Exportadores de C?tricos), Ademerval Garcia, estava em viagem pela Europa e n?o p?de ser localizado para falar sobre o assunto. Outro que poderia falar sobre o assunto tamb?m estava em viagem ? Inglaterra.

O diretor de citrus da Louis Dreyfus Commodities, Henrique Freitas, nega que a safra v? parar antes do previsto. ?S? vamos parar durante as festas de final de ano, por causa dos feriados?, afirma. Ele faz quest?o de refor?ar que, durante o ano, a LD n?o fechou f?bricas nem se recusou a cumprir os contratos. Justifica o in?cio da safra em agosto com a matura??o tardia do fruto, devido a efeitos clim?ticos. ?Foram registradas tr?s floradas distintas?, disse.

O executivo confirma que a multinacional teme redu??o na oferta da fruta em 2009 se continuarem a estiagem e a temperatura m?dia de 35 graus.

A influ?ncia da pinta-preta na produ??o ainda n?o ? sentida pela empresa. O executivo argumenta que o greening pode mostrar seus efeitos a curto prazo. ?? uma doen?a incur?vel e a ?nica sa?da ? a erradica??o das ?rvores?, explica Freitas, ressaltando a import?ncia dos citricultores manterem a vigil?ncia nos pomares.

Fonte: Gazeta de Bebedouro


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1782
Total: 3.908.245
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/