- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Produtores de laranja amargam prejuízo em 2008

09/12/2008

 

O ano ainda n?o terminou, mas os produtores de laranja o avaliam como ruim. Eles j? perderam dinheiro com a queda do d?lar, e agora, com a cota??o na casa dos R$ 2,50, as ind?strias est?o suspendendo as compras e isso obriga o citricultor a vender a pre?os mais baixos.

 

Na regi?o Central do Estado, o momento ? de indefini?es. Algumas variedades de laranja est?o no per?odo da colheita e as ind?strias de suco s? est?o pagando o valor da safra estimada.

 

O produtor Marcos Rosolen tem 40 hecates com p?s de laranja e espera colher at? tr?s mil caixas a mais do que a previs?o. Mas diz estar preocupado, porque j? soube de outros produtores que tiveram a fruta recusada pela ind?stria.

 

Quando isso acontece, os produtores partem para outro tipo de contrato. Nele as ind?strias compram o que est? sobrando nos pomares. S? que neste ano o valor pago na caixa da laranja est? 40% menor do que prev?em os contratos fixos. S?o os chamados spots, que variaram muito em rela??o ao ano passado.

 

14 a caixa do excedente, mas que agora conseguiu apenas R$ 7.

 

Produ??o menor

 

A estimativa ? de que os pomares ocupem quase 600 mil hectares no Estado de S?o Paulo, um crescimento de 3% de ?rea colhida em rela??o a 2007. Apesar do aumento, a produtividade da safra deve ter uma queda de 2,95%.

 

Este n?o ? o primeiro impasse do ano. Em agosto, as quatro ind?strias de suco da regi?o deixaram de receber as cargas, que mudaram de destino. Em v?rias propriedades, as frutas foram deixadas nos p?s e muitos trabalhadores rurais perderam o emprego. A situa??o s? voltou ao normal quando a Justi?a determinou que o recebimento fosse retomado.

 

O produtor Oscar M?ller afirma que as negocia?es est?o cada vez mais dif?ceis e a expectativa ? de deixar o setor no pr?ximo ano. ?Eu estou empobrecendo e a ind?stria est? enriquecendo. Eu sou obrigado a sair fora do setor?.

 

Fonte: EPTV Central               

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 388
Total: 3.920.625
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/