- Quinta-Feira 28 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Combate ao amarelo

12/03/2009

O Minist?rio da Agricultura ampliou as medidas de controle do amarel?o, uma das principais doen?as dos pomares de laranja. A erradica??o das plantas ser? mais rigorosa.

A doen?a causou preju?zo em uma propriedade e muitos p?s carregados foram abaixo. Dos 80 mil p?s, quinze mil foram erradicados. A cada inspe??o mais plantas recebem a marca??o que significa a derrubada.

De acordo com os relat?rios apresentados no semestre passado pelos produtores ? Coordenadoria de Defesa Agropecu?ria, o amarel?o, tamb?m chamado de greening, est? presente em metade das propriedades. Foram erradicados no per?odo aproximadamente 1,2 milh?o de p?s. Quarenta por cento s? na regi?o de Araraquara.

Uma instru??o normativa do Minist?rio da Agricultura ? a nova arma contra o amarel?o. Agora, n?o ser?o erradicados apenas os p?s doentes. As plantas sadias ou que ainda n?o apresentaram sintomas da doen?a tamb?m devem ser derrubadas caso o ?ndice de infesta??o no talh?o seja superior a 28%.

?Ao redor de cada planta contaminada existem tr?s infectadas. Ent?o, o ?ndice significa que todas as plantas do talh?o j? est?o infectadas e o talh?o est? condenado?, avaliou Geysa Ruiz, coordenadora de Defesa Agropecu?ria.

O produtor continua sendo respons?vel pela inspe??o e erradica??o. O Fundecitrus, Fundo de Defesa da Citricultura, tamb?m vai intensificar a vistoria nas propriedades. Setecentos inspetores ser?o contratados. Em caso de suspeita, engenheiros agr?nomos da Defesa Agropecu?ria ser?o chamados. Eles ir?o recolher amostras das plantas para fazer exames de laborat?rio.

Segundo a Associtrus, Associa??o Brasileira dos Citricultores, entidade que representa os produtores, deveria haver um ressarcimento para quem tiver que erradicar todo o talh?o. Mas a norma n?o prev? nenhuma indeniza??o financeira.

A parceria entre o Fundecitrus e a Defesa Agropecu?ria pode ser formalizada nos pr?ximos dias. A fiscaliza??o deve come?ar ainda este m?s.

Data Edi??o: 12/03/09

Fonte: Globo Rural


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1386
Total: 3.907.849
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/