- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


O PREO DA LARANJA II

29/06/2009

Por: Fl?vio Viegas

Pre?o da laranja ?no port?o? continua a R$3,50/cx e n?o h? not?cias de renova??o ou novos contratos, o custo de produ??o supera R$15,00.

Bebedouro registrou, no per?odo de janeiro a maio de 2009, segundo o CAGED, a perda de 6721 postos de trabalho sendo 6395, que corresponde a 95%, no setor agropecu?rio!

A Associtrus est? organizando uma s?rie de a?es para demonstrar a indigna??o dos produtores diante da atua??o das ind?strias que v?m expulsando do setor os pequenos e m?dios produtores e provocando um enorme dano social aos munic?pios citr?colas, que se destacavam pela sua alta renda per capita e pelo seu ?ndice de desenvolvimento humano.

A perda de renda dos produtores, que constituem a base da economia dos munic?pios citr?colas, tem reflexos em todas as atividades econ?micas como: o com?rcio, a educa??o, a sa?de, a demanda por servi?os profissionais de advogados, engenheiros, e outros profissionais liberais, provocando uma enorme crise que n?o se limita ao setor agr?cola. Desta forma, ? preciso que todas as entidades de classe se unam aos produtores para buscar apoios para a solu??o do problema.

No dia 7 de julho, haver? na C?mara Federal, em Bras?lia, uma audi?ncia p?blica para discutir o problema da citricultura brasileira; em data a ser fixada, dever? ocorrer uma nova audi?ncia p?blica, tamb?m em Bras?lia, agora no Senado e com a presen?a das autoridades respons?veis pela defesa da concorr?ncia, para discutir o andamento das investiga?es do cartel dos processadores de citros. As audi?ncias p?blicas t?m o objetivo de divulgar para as autoridades e para a m?dia os problemas enfrentados pelo setor e buscar apoio para o setor. Esses movimentos s? ter?o resultado se contarmos com o apoio maci?o de todos os setores que est?o sendo afetados pela crise provocada pela concentra??o e verticaliza??o das esmagadoras de citros e de citricultores.

? preciso que os citricultores, os trabalhadores, os prefeitos, vereadores, deputados, os representantes das associa?es de classe participem dessas audi?ncias, para que fique demonstrado que as mudan?as que as ind?strias querem produzir no setor s?o desnecess?rias e socialmente insustent?veis e s?o decorr?ncia da carteliza??o do setor, que objetiva controlar e assim restringir a oferta de mat?ria-prima e aumentar o pre?o do produto final, prejudicando os citricultores e os consumidores.

Queremos relembrar que o pre?o da laranja ? apenas um dos problemas que enfrentamos, a nossa sobreviv?ncia depende de um posicionamento firme e ativo a que os agricultores n?o est?o habituados.

Precisamos sempre lembrar que na vida temos aquilo que conquistamos e n?o aquilo que merecemos!

Fonte: JORNAL IMPACTO - BEBEDOURO/SP


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1289
Total: 3.911.281
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/